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Título: Os procedimentos de desembaraço aduaneiro de importação pelo Porto de Santos e o impacto no lead time de liberação das cargas
Título(s) alternativo(s): The procedures of customs clearance of import by Port of Santos and their impact on lead time of liberation of goods
Autor(es): CHAGAS, Hellen Xavier das
Orientador(es): AKABANE, Getúlio Kazue
Outro(s) contribuidor(es): IMONIANA, Joshua Onome
NEVES, José Manoel Souza das
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Importação;Portos - Santos (SP);Logística;Cadeia de suprimentos;Navio de carga
Data do documento: 8-Jun-2017
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: CHAGAS, Hellen Xavier das. Os procedimentos de desembaraço aduaneiro de importação pelo porto de santos e o impacto no lead time de liberação das cargas. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar e mapear os principais procedimentos, barreiras e gargalos logísticos existentes nas operações de importação pelo Porto de Santos analisando e mensurando seus impactos nos lead times de liberação das cargas. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica; documental; descritiva; entrevistas e, um estudo de caso. Os resultados demonstraram que os procedimentos que mais impactam no lead time das cargas estão relacionados a morosidade na análise das Licenças de Importação e na conferência aduaneira das cargas, quando necessário; porém iniciativas recentes decorrentes do Acordo de Facilitação do Comércio criado pela OMC em Bali, Indonésia em 2013 vem contribuindo significativamente para diminuição dos lead times totais de liberação.
The present work aims identifying and mapping the main procedures, barriers and logistic bottlenecks in the import operations at Port of Santos, analyzing and measuring their impacts on lead times of customs clearance and liberation of goods. The methodologies used were bibliographic, documentary and descriptive research; interviews, and a case study. The results showed that the procedures most impacted the cargo lead time are related to delays in the analysis of Import Licenses and in the cargo customs conference, when necessary. But recent initiatives stemming from the Trade Facilitation Agreement created by the WTO in Bali, Indonesia in 2013 have contributed significantly to the decrease in total lead times.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26657
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