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Título: Inteligência competitiva: levantamento de diretrizes que influenciam no desenvolvimento da inteligência competitiva nas organizações
Título(s) alternativo(s): Competitive intelligence: survey of guidelines that influence the development of competitive intelligence in organizations
Autor(es): MENDES, Fernanda Regina Ferreira
Orientador(es): MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de
Outro(s) contribuidor(es): DIAS, Marcos de Carvalho
VERDI, Rafaella Tolesani Pereira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Gestao do conhecimento;Planejamento estratégico;Educação corporativa;Inteligência competitiva
Data do documento: 10-Dez-2016
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MENDES, Fernanda Regina Ferreira. Inteligência competitiva: levantamento de diretrizes que influenciam no desenvolvimento da inteligência competitiva nas organizações, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016
Resumo: Com o mundo interagindo a todo instante, a informação passou a ser condição básica e um diferencial essencial, possibilitando que as organizações sobrevivam ou melhorem sua posição no mercado. Sendo assim, os gestores passaram a necessitar da informação certa, na hora certa, para fundamentar a tomada de decisão estratégica. É nesse meio que surge a inteligência competitiva (IC), possibilitando as organizações anteciparem os movimentos do ambiente, visando descobrir as forças que regem e determinam o sucesso dos negócios. Por meio de estudos como pesquisas bibliográficas, artigos científicos e estudos de casos, este trabalho busca verificar as diretrizes que afetam a implantação da IC nas empresas. Para atingir o objetivo proposto, primeiramente, foram contextualizados alguns assuntos que se relacionam com o tema, tais como, estratégia, cultura organizacional, gestão do conhecimento (GC), gestão da informação (GI) e o capital intelectual (CI). Sequencialmente foram analisados casos de empresas que desenvolveram processos de inteligência competitiva para se sobressaírem no mercado. Com o resultado foi realizada uma análise de tais aplicações, que possibilitou o levantamento das diretrizes que auxiliaram as empresas estudadas a implantarem um sistema de inteligência competitiva que podem servir de parâmetro para o desenvolvimento da mesma em diferentes organizações
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/253
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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