Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/253
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno dept.br
dc.contributor.authorMENDES, Fernanda Regina Ferreira
dc.contributor.otherDIAS, Marcos de Carvalho
dc.contributor.otherVERDI, Rafaella Tolesani Pereira
dc.date.accessioned2017-05-15T13:47:20Z
dc.date.available2017-05-15T13:47:20Z
dc.date.issued2016-12-10
dc.identifier.citationMENDES, Fernanda Regina Ferreira. Inteligência competitiva: levantamento de diretrizes que influenciam no desenvolvimento da inteligência competitiva nas organizações, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/253
dc.description.abstractCom o mundo interagindo a todo instante, a informação passou a ser condição básica e um diferencial essencial, possibilitando que as organizações sobrevivam ou melhorem sua posição no mercado. Sendo assim, os gestores passaram a necessitar da informação certa, na hora certa, para fundamentar a tomada de decisão estratégica. É nesse meio que surge a inteligência competitiva (IC), possibilitando as organizações anteciparem os movimentos do ambiente, visando descobrir as forças que regem e determinam o sucesso dos negócios. Por meio de estudos como pesquisas bibliográficas, artigos científicos e estudos de casos, este trabalho busca verificar as diretrizes que afetam a implantação da IC nas empresas. Para atingir o objetivo proposto, primeiramente, foram contextualizados alguns assuntos que se relacionam com o tema, tais como, estratégia, cultura organizacional, gestão do conhecimento (GC), gestão da informação (GI) e o capital intelectual (CI). Sequencialmente foram analisados casos de empresas que desenvolveram processos de inteligência competitiva para se sobressaírem no mercado. Com o resultado foi realizada uma análise de tais aplicações, que possibilitou o levantamento das diretrizes que auxiliaram as empresas estudadas a implantarem um sistema de inteligência competitiva que podem servir de parâmetro para o desenvolvimento da mesma em diferentes organizaçõespt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectGestao do conhecimentopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectInteligência competitiva
dc.subject.otherGestão e Negócios
dc.titleInteligência competitiva: levantamento de diretrizes que influenciam no desenvolvimento da inteligência competitiva nas organizaçõespt_BR
dc.title.alternativeCompetitive intelligence: survey of guidelines that influence the development of competitive intelligence in organizationspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20162S_MENDESFernandaReginaFerreira_OD0043.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.