Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23828
Título: | A gestão escolar administrativa sob a perspectiva da gestão de serviços |
Título(s) alternativo(s): | Administrative school management from the perspective of service management |
Autor(es): | LUCCA, Beatrice Buesso de |
Orientador(es): | CALDAS, Leila Ribeiro de |
Outro(s) contribuidor(es): | FEITAL, João Carlos de Campos MARTINS, Teresa Helena Buscato |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ambiente escolar;Administração |
Data do documento: | 5-Jul-2018 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | LUCCA, Beatrice Buesso de. A gestão escolar administrativa sob a perspectiva da gestão de serviços, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. |
Resumo: | A gestão escolar está intimamente ligada com a organização de uma instituição de ensino, estabelecendo uma relação entre a administração e o corpo docente e pedagógico. O processo de gerenciamento escolar envolve fatores administrativos, sociais, educativos, financeiros e de recursos humanos, sendo essencial a inserção dos participantes da rotina escolar nas tomadas de decisão da instituição, promovendo descentralização da diretoria para uma gestão participativa, buscando maior democratização e menos burocracia no ambiente escolar. A escola possui grande responsabilidade social e com a qualidade do serviço que oferece para os alunos, e a partir daí precisa ser enxergada como empresa prestadora de serviços e que precisa reproduzir visões de gestão de serviços em sua administração interna. Como objetivo principal, esta pesquisa visa definir a gestão escolar com enfoque administrativo e o papel do gestor escolar, analisando a formação profissional do gestor de uma instituição de ensino e comparando sua visão sobre a instituição enquanto escola com a de um gestor e sua visão de instituição prestadora de serviços. Para que esses objetivos sejam alcançados, será realizada uma pesquisa exploratória na qual será elaborado e aplicado um questionário respondido por um responsável pela gestão escolar, bem como uma entrevista com a orientadora pedagógica, para a coleta de dados. Esta pesquisa contará com fundamentação teórica baseada em artigos, livros, consultas digitais sobre legislação e levantamento de dados junto a profissionais da área da educação. Dentre eles, a hipótese é que o gestor escolar de grande parte das escolas do tipo que será investigado, não possui visão ou formação profissional voltadas para a gestão de serviços na área escolar. A partir daí, pretende-se analisar os dados e obter resultados que levem a uma conclusão significativa e consoante com os objetivos da pesquisa. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23828 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Beatrice Buesso de Lucca.pdf Restricted Access | 429.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.