Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23828
Title: | A gestão escolar administrativa sob a perspectiva da gestão de serviços |
Other Titles: | Administrative school management from the perspective of service management |
Authors: | LUCCA, Beatrice Buesso de |
Advisor: | CALDAS, Leila Ribeiro de |
Other contributor: | FEITAL, João Carlos de Campos MARTINS, Teresa Helena Buscato |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Ambiente escolar;Administração |
Issue Date: | 5-Jul-2018 |
Publisher: | 105 |
Citation: | LUCCA, Beatrice Buesso de. A gestão escolar administrativa sob a perspectiva da gestão de serviços, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. |
Abstract: | A gestão escolar está intimamente ligada com a organização de uma instituição de ensino, estabelecendo uma relação entre a administração e o corpo docente e pedagógico. O processo de gerenciamento escolar envolve fatores administrativos, sociais, educativos, financeiros e de recursos humanos, sendo essencial a inserção dos participantes da rotina escolar nas tomadas de decisão da instituição, promovendo descentralização da diretoria para uma gestão participativa, buscando maior democratização e menos burocracia no ambiente escolar. A escola possui grande responsabilidade social e com a qualidade do serviço que oferece para os alunos, e a partir daí precisa ser enxergada como empresa prestadora de serviços e que precisa reproduzir visões de gestão de serviços em sua administração interna. Como objetivo principal, esta pesquisa visa definir a gestão escolar com enfoque administrativo e o papel do gestor escolar, analisando a formação profissional do gestor de uma instituição de ensino e comparando sua visão sobre a instituição enquanto escola com a de um gestor e sua visão de instituição prestadora de serviços. Para que esses objetivos sejam alcançados, será realizada uma pesquisa exploratória na qual será elaborado e aplicado um questionário respondido por um responsável pela gestão escolar, bem como uma entrevista com a orientadora pedagógica, para a coleta de dados. Esta pesquisa contará com fundamentação teórica baseada em artigos, livros, consultas digitais sobre legislação e levantamento de dados junto a profissionais da área da educação. Dentre eles, a hipótese é que o gestor escolar de grande parte das escolas do tipo que será investigado, não possui visão ou formação profissional voltadas para a gestão de serviços na área escolar. A partir daí, pretende-se analisar os dados e obter resultados que levem a uma conclusão significativa e consoante com os objetivos da pesquisa. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23828 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Beatrice Buesso de Lucca.pdf Restricted Access | 429.17 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.