Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23828
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CALDAS, Leila Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | LUCCA, Beatrice Buesso de | - |
dc.contributor.other | FEITAL, João Carlos de Campos | - |
dc.contributor.other | MARTINS, Teresa Helena Buscato | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T15:21:34Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T15:21:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
dc.identifier.citation | LUCCA, Beatrice Buesso de. A gestão escolar administrativa sob a perspectiva da gestão de serviços, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23828 | - |
dc.description.abstract | A gestão escolar está intimamente ligada com a organização de uma instituição de ensino, estabelecendo uma relação entre a administração e o corpo docente e pedagógico. O processo de gerenciamento escolar envolve fatores administrativos, sociais, educativos, financeiros e de recursos humanos, sendo essencial a inserção dos participantes da rotina escolar nas tomadas de decisão da instituição, promovendo descentralização da diretoria para uma gestão participativa, buscando maior democratização e menos burocracia no ambiente escolar. A escola possui grande responsabilidade social e com a qualidade do serviço que oferece para os alunos, e a partir daí precisa ser enxergada como empresa prestadora de serviços e que precisa reproduzir visões de gestão de serviços em sua administração interna. Como objetivo principal, esta pesquisa visa definir a gestão escolar com enfoque administrativo e o papel do gestor escolar, analisando a formação profissional do gestor de uma instituição de ensino e comparando sua visão sobre a instituição enquanto escola com a de um gestor e sua visão de instituição prestadora de serviços. Para que esses objetivos sejam alcançados, será realizada uma pesquisa exploratória na qual será elaborado e aplicado um questionário respondido por um responsável pela gestão escolar, bem como uma entrevista com a orientadora pedagógica, para a coleta de dados. Esta pesquisa contará com fundamentação teórica baseada em artigos, livros, consultas digitais sobre legislação e levantamento de dados junto a profissionais da área da educação. Dentre eles, a hipótese é que o gestor escolar de grande parte das escolas do tipo que será investigado, não possui visão ou formação profissional voltadas para a gestão de serviços na área escolar. A partir daí, pretende-se analisar os dados e obter resultados que levem a uma conclusão significativa e consoante com os objetivos da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | A gestão escolar administrativa sob a perspectiva da gestão de serviços | pt_BR |
dc.title.alternative | Administrative school management from the perspective of service management | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Beatrice Buesso de Lucca.pdf Restricted Access | 429.17 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.