Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23801
Título: Avaliação da resistência à corrosão das ligas de alumínio AA8011 H14 (com e sem pré-tratamento superficial) e AA3104 H19 quando em contato com vinho por 35 dias
Autor(es): LAPINSKAS, Rubens
CARVALHO, José Raphael Ferreira
Orientador(es): SARTORI, Alexandre
Outro(s) contribuidor(es): MONTORO, Sérgio Roberto
PROLUNGATTI, Marcos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Alumínio;Corrosão;Vinho
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: 133
Referência Bibliográfica: LAPINSKAS, R.; CARVALHO, J. R. F. AVALIAÇÃO a resistência à corrosão da çogas de açi,[omop A8011 H14 (com e sem pré-tratamento e sem pré-tratamento superficial) e AA3104 H19 quando em contato com vinho por 35 dias. 2018.Trabalho de Graduação (Curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos). Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba. 2018.
Resumo: A vedação das garrafas tem sido a preocupação de produtores e consumidores de vinho, desde que começou a ser produzido, séculos atrás. Atualmente, os aspectos ecológicos e econômicos levam a deparar com a necessidade de serem utilizados materiais que atendam às exigências de preservação da qualidade dos vinhos. Essa tem sido uma das preocupações que a indústria vinícola apresenta, juntamente com a necessidade de usar técnicas e materiais que atendam esses requisitos e apresentem alternativas. Neste trabalho foi feita a comparação de duas ligas de alumínio quanto ao aspecto de resistência à corrosão na presença de vinho, que possa permitir escolher qual material é o mais adequado para a fabricação de tampas para as garrafas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23801
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.