Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23760
Title: Estruturação do processo de atendimento ao cliente para uma empresa de consultoria ambiental
Other Titles: Structuring the customer service process for an environmental consultancy company
Authors: OLIVEIRA, Solange Cristina Benedetti de
Advisor: WATANABE, Juliana Silva
Other contributor: BICALHO, Simone Tiemi Taketa
ZOTTE JUNIOR, Laerte
type of document: Monografia
Keywords: Serviço ao cliente;Consultoria de empresas;Legislação ambiental
Issue Date: 3-Dec-2019
Publisher: 105
Citation: OLIVEIRA, Solange Cristina Benedetti de. Estruturação do processo de atendimento ao cliente para uma empresa de consultoria ambiental, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Abstract: Devido ao grande número de empresas no ramo fabril que são potencialmente poluidoras a necessidade de um serviço de consultoria ambiental especializada cresce muito na região de Indaiatuba. A grande demanda de profissionais que prestam esse tipo de serviço na maioria das vezes não tem o conhecimento e o preparo que essa atividade necessita, pois, faz-se necessário estar informado da preferência do cliente para desenvolver valor que o leve a satisfação. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo principal estruturar o processo no atendimento ao cliente, e propor ações que contribuam para o aperfeiçoamento das relações com os clientes. Para isso, foi realizada a fundamentação teórica relativa a qualidade no atendimento ao cliente, serviços de consultoria e licenciamento ambiental. Como percurso metodológico, foi realizado um estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica exploratória. Após a apresentação da metodologia do trabalho, desenvolveu-se o estudo de caso, visando obter a percepção dos clientes da consultoria estudada, quanto aos serviços prestados, o resultado e a análise da pesquisa. A pesquisa foi no modo pesquisa aplicada que permitirá ao pesquisador um trabalho em conjunto com a empresa em questão para aplicar imediatamente soluções de melhorias. A coleta de dados dar-se-á por meio de um questionário elaborado pela ferramenta Microsoft forms.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23760
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOLANGE CRISTINA BENEDETTI DE OLIVEIRA.pdf
  Restricted Access
755.84 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.