Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23729
Título: | CAIO: aplicativo mobile como recurso para auxiliar no desenvolvimento da comunicação de crianças com autismo |
Título(s) alternativo(s): | CAIO: mobile application as a resource to assist in the development of communication in children with autism |
Autor(es): | OLIVEIRA, Deise Daiane de |
Orientador(es): | TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado |
Outro(s) contribuidor(es): | MAESTRELLO, Marcio LOMBARDI, César Augusto |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista;Tecnologia |
Data do documento: | 4-Jul-2018 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA, Deise Daiane de. CAIO: aplicativo mobile como recurso para auxiliar no desenvolvimento da comunicação de crianças com autismo, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista, ou autismo, como é comumente chamado, é um transtorno de desenvolvimento, e suas principais características são dificuldade na interação social, comunicação e movimentos repetitivos. Apesar de não ter cura, o acompanhamento especializado pode reduzir seus sintomas. As Tecnologias Assistivas, são ferramentas que tem por objetivo proporcionar ou ampliar habilidades de pessoas com deficiência a fim de promover a inclusão e uma vida mais independente. A partir desse cenário, este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo mobile de comunicação alternativa com recursos visuais aplicados ao desenvolvimento da comunicação de crianças autistas. Na fundamentação teórica são apresentados os conceitos chave que sustentam a pesquisa, que são o Transtorno do Espectro Autista, Tecnologias Assistivas e as Metodologias de Ensino, os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em uma revisão da literatura. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental. A partir das informações coletadas, foi desenvolvido um aplicativo com recursos visuais que pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da comunicação, oralidade e alfabetização de crianças com autismo. O aplicativo foi avaliado por um grupo de 9 pessoas com alguma experiência com crianças autistas e/ou educadores de escolas de educação inclusiva. Os resultados dessa avaliação foram bastante positivos, uma vez que o aplicativo como um todo obteve média 9,5. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23729 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Deise Daiane de Oliveira.pdf Restricted Access | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.