Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23729
Title: CAIO: aplicativo mobile como recurso para auxiliar no desenvolvimento da comunicação de crianças com autismo
Other Titles: CAIO: mobile application as a resource to assist in the development of communication in children with autism
Authors: OLIVEIRA, Deise Daiane de
Advisor: TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado
Other contributor: MAESTRELLO, Marcio
LOMBARDI, César Augusto
type of document: Monografia
Keywords: Transtorno do espectro autista;Tecnologia
Issue Date: 4-Jul-2018
Publisher: 105
Citation: OLIVEIRA, Deise Daiane de. CAIO: aplicativo mobile como recurso para auxiliar no desenvolvimento da comunicação de crianças com autismo, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista, ou autismo, como é comumente chamado, é um transtorno de desenvolvimento, e suas principais características são dificuldade na interação social, comunicação e movimentos repetitivos. Apesar de não ter cura, o acompanhamento especializado pode reduzir seus sintomas. As Tecnologias Assistivas, são ferramentas que tem por objetivo proporcionar ou ampliar habilidades de pessoas com deficiência a fim de promover a inclusão e uma vida mais independente. A partir desse cenário, este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo mobile de comunicação alternativa com recursos visuais aplicados ao desenvolvimento da comunicação de crianças autistas. Na fundamentação teórica são apresentados os conceitos chave que sustentam a pesquisa, que são o Transtorno do Espectro Autista, Tecnologias Assistivas e as Metodologias de Ensino, os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em uma revisão da literatura. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental. A partir das informações coletadas, foi desenvolvido um aplicativo com recursos visuais que pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da comunicação, oralidade e alfabetização de crianças com autismo. O aplicativo foi avaliado por um grupo de 9 pessoas com alguma experiência com crianças autistas e/ou educadores de escolas de educação inclusiva. Os resultados dessa avaliação foram bastante positivos, uma vez que o aplicativo como um todo obteve média 9,5.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23729
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deise Daiane de Oliveira.pdf
  Restricted Access
1.94 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.