Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23729
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Deise Daiane de | - |
dc.contributor.other | MAESTRELLO, Marcio | - |
dc.contributor.other | LOMBARDI, César Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-13T15:05:48Z | - |
dc.date.available | 2024-09-13T15:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Deise Daiane de. CAIO: aplicativo mobile como recurso para auxiliar no desenvolvimento da comunicação de crianças com autismo, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23729 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista, ou autismo, como é comumente chamado, é um transtorno de desenvolvimento, e suas principais características são dificuldade na interação social, comunicação e movimentos repetitivos. Apesar de não ter cura, o acompanhamento especializado pode reduzir seus sintomas. As Tecnologias Assistivas, são ferramentas que tem por objetivo proporcionar ou ampliar habilidades de pessoas com deficiência a fim de promover a inclusão e uma vida mais independente. A partir desse cenário, este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo mobile de comunicação alternativa com recursos visuais aplicados ao desenvolvimento da comunicação de crianças autistas. Na fundamentação teórica são apresentados os conceitos chave que sustentam a pesquisa, que são o Transtorno do Espectro Autista, Tecnologias Assistivas e as Metodologias de Ensino, os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em uma revisão da literatura. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental. A partir das informações coletadas, foi desenvolvido um aplicativo com recursos visuais que pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da comunicação, oralidade e alfabetização de crianças com autismo. O aplicativo foi avaliado por um grupo de 9 pessoas com alguma experiência com crianças autistas e/ou educadores de escolas de educação inclusiva. Os resultados dessa avaliação foram bastante positivos, uma vez que o aplicativo como um todo obteve média 9,5. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | CAIO: aplicativo mobile como recurso para auxiliar no desenvolvimento da comunicação de crianças com autismo | pt_BR |
dc.title.alternative | CAIO: mobile application as a resource to assist in the development of communication in children with autism | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Deise Daiane de Oliveira.pdf Restricted Access | 1.94 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.