Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632
Title: Educação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagem
Other Titles: Technological education: the perception of teachers and students with the use of PBL in the teaching-learning process
Authors: FERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro
Advisor: CLAUSS, Sérgio Donisete
Other contributor: SCOMPARIM, Valéria
GOMES, José Willian Pinto
type of document: Monografia
Keywords: Ensino superior;Metodologia de pesquisa
Issue Date: 12-Jun-2019
Publisher: 105
Citation: FERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro. Educação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagem, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Abstract: Uma das características marcantes da Educação Tecnológica é a necessidade de novas metodologias de ensino que se adequem ao Mercado de Trabalho. Os métodos tradicionais já estão saturados, e com o advento da tecnologia, faz se necessário algumas mudanças, com o intuito de trazer mudanças positivas e melhorias no ensino atual. Implantar novas metodologias, no entanto, depende da apropriação da inovação pelo corpo docente para que os alunos possam se beneficiar dos resultados, estando preparados para o mercado de trabalho. Uma das propostas é o ensino baseado em problemas, através da aplicação da metodologia Problem Based Learning(PBL).O objetivo deste projeto é apresentar a percepção docente e discente a respeito da utilização da estratégia de ensino Problem Based Learning (PBL) no ensino dos cursos de Gestão Empresarial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Serviços da Faculdade Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba. Para alcançar o objetivo proposto este estudo fundamenta-se em metodologia exploratória, pesquisa bibliográfica dos conceitos principais e abordagem qualitativa e quantitativa por meio de entrevistas semiestruturada aplicada a 3 docentes que aplicam a metodologia PBL na instituição de ensino da Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba e questionários aplicado aos discentes que tiveram aulas ministradas com a aplicação da metodologia ativa. Os resultados apontaram que a aplicação da metodologia pelos professores é de extrema importância para o desenvolvimento integral do discente, tanto no ensino tecnológico como principalmente no mercado de trabalho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE SARTORI VERGUEIRO FERREIRA.pdf
  Restricted Access
723.13 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.