Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632
Title: | Educação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagem |
Other Titles: | Technological education: the perception of teachers and students with the use of PBL in the teaching-learning process |
Authors: | FERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro |
Advisor: | CLAUSS, Sérgio Donisete |
Other contributor: | SCOMPARIM, Valéria GOMES, José Willian Pinto |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Ensino superior;Metodologia de pesquisa |
Issue Date: | 12-Jun-2019 |
Publisher: | 105 |
Citation: | FERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro. Educação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagem, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019. |
Abstract: | Uma das características marcantes da Educação Tecnológica é a necessidade de novas metodologias de ensino que se adequem ao Mercado de Trabalho. Os métodos tradicionais já estão saturados, e com o advento da tecnologia, faz se necessário algumas mudanças, com o intuito de trazer mudanças positivas e melhorias no ensino atual. Implantar novas metodologias, no entanto, depende da apropriação da inovação pelo corpo docente para que os alunos possam se beneficiar dos resultados, estando preparados para o mercado de trabalho. Uma das propostas é o ensino baseado em problemas, através da aplicação da metodologia Problem Based Learning(PBL).O objetivo deste projeto é apresentar a percepção docente e discente a respeito da utilização da estratégia de ensino Problem Based Learning (PBL) no ensino dos cursos de Gestão Empresarial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Serviços da Faculdade Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba. Para alcançar o objetivo proposto este estudo fundamenta-se em metodologia exploratória, pesquisa bibliográfica dos conceitos principais e abordagem qualitativa e quantitativa por meio de entrevistas semiestruturada aplicada a 3 docentes que aplicam a metodologia PBL na instituição de ensino da Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba e questionários aplicado aos discentes que tiveram aulas ministradas com a aplicação da metodologia ativa. Os resultados apontaram que a aplicação da metodologia pelos professores é de extrema importância para o desenvolvimento integral do discente, tanto no ensino tecnológico como principalmente no mercado de trabalho. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELIANE SARTORI VERGUEIRO FERREIRA.pdf Restricted Access | 723.13 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.