Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632
Título: Educação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Technological education: the perception of teachers and students with the use of PBL in the teaching-learning process
Autor(es): FERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro
Orientador(es): CLAUSS, Sérgio Donisete
Outro(s) contribuidor(es): SCOMPARIM, Valéria
GOMES, José Willian Pinto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ensino superior;Metodologia de pesquisa
Data do documento: 12-Jun-2019
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro. Educação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagem, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Resumo: Uma das características marcantes da Educação Tecnológica é a necessidade de novas metodologias de ensino que se adequem ao Mercado de Trabalho. Os métodos tradicionais já estão saturados, e com o advento da tecnologia, faz se necessário algumas mudanças, com o intuito de trazer mudanças positivas e melhorias no ensino atual. Implantar novas metodologias, no entanto, depende da apropriação da inovação pelo corpo docente para que os alunos possam se beneficiar dos resultados, estando preparados para o mercado de trabalho. Uma das propostas é o ensino baseado em problemas, através da aplicação da metodologia Problem Based Learning(PBL).O objetivo deste projeto é apresentar a percepção docente e discente a respeito da utilização da estratégia de ensino Problem Based Learning (PBL) no ensino dos cursos de Gestão Empresarial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Serviços da Faculdade Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba. Para alcançar o objetivo proposto este estudo fundamenta-se em metodologia exploratória, pesquisa bibliográfica dos conceitos principais e abordagem qualitativa e quantitativa por meio de entrevistas semiestruturada aplicada a 3 docentes que aplicam a metodologia PBL na instituição de ensino da Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba e questionários aplicado aos discentes que tiveram aulas ministradas com a aplicação da metodologia ativa. Os resultados apontaram que a aplicação da metodologia pelos professores é de extrema importância para o desenvolvimento integral do discente, tanto no ensino tecnológico como principalmente no mercado de trabalho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANE SARTORI VERGUEIRO FERREIRA.pdf
  Restricted Access
723.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.