Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CLAUSS, Sérgio Donisete | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro | - |
dc.contributor.other | SCOMPARIM, Valéria | - |
dc.contributor.other | GOMES, José Willian Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T17:59:10Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T17:59:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro. Educação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagem, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632 | - |
dc.description.abstract | Uma das características marcantes da Educação Tecnológica é a necessidade de novas metodologias de ensino que se adequem ao Mercado de Trabalho. Os métodos tradicionais já estão saturados, e com o advento da tecnologia, faz se necessário algumas mudanças, com o intuito de trazer mudanças positivas e melhorias no ensino atual. Implantar novas metodologias, no entanto, depende da apropriação da inovação pelo corpo docente para que os alunos possam se beneficiar dos resultados, estando preparados para o mercado de trabalho. Uma das propostas é o ensino baseado em problemas, através da aplicação da metodologia Problem Based Learning(PBL).O objetivo deste projeto é apresentar a percepção docente e discente a respeito da utilização da estratégia de ensino Problem Based Learning (PBL) no ensino dos cursos de Gestão Empresarial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Serviços da Faculdade Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba. Para alcançar o objetivo proposto este estudo fundamenta-se em metodologia exploratória, pesquisa bibliográfica dos conceitos principais e abordagem qualitativa e quantitativa por meio de entrevistas semiestruturada aplicada a 3 docentes que aplicam a metodologia PBL na instituição de ensino da Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba e questionários aplicado aos discentes que tiveram aulas ministradas com a aplicação da metodologia ativa. Os resultados apontaram que a aplicação da metodologia pelos professores é de extrema importância para o desenvolvimento integral do discente, tanto no ensino tecnológico como principalmente no mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Educação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Technological education: the perception of teachers and students with the use of PBL in the teaching-learning process | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELIANE SARTORI VERGUEIRO FERREIRA.pdf Restricted Access | 723.13 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.