Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCLAUSS, Sérgio Donisete-
dc.contributor.authorFERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro-
dc.contributor.otherSCOMPARIM, Valéria-
dc.contributor.otherGOMES, José Willian Pinto-
dc.date.accessioned2024-08-20T17:59:10Z-
dc.date.available2024-08-20T17:59:10Z-
dc.date.issued2019-06-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Eliane Sartori Vergueiro. Educação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagem, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22632-
dc.description.abstractUma das características marcantes da Educação Tecnológica é a necessidade de novas metodologias de ensino que se adequem ao Mercado de Trabalho. Os métodos tradicionais já estão saturados, e com o advento da tecnologia, faz se necessário algumas mudanças, com o intuito de trazer mudanças positivas e melhorias no ensino atual. Implantar novas metodologias, no entanto, depende da apropriação da inovação pelo corpo docente para que os alunos possam se beneficiar dos resultados, estando preparados para o mercado de trabalho. Uma das propostas é o ensino baseado em problemas, através da aplicação da metodologia Problem Based Learning(PBL).O objetivo deste projeto é apresentar a percepção docente e discente a respeito da utilização da estratégia de ensino Problem Based Learning (PBL) no ensino dos cursos de Gestão Empresarial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Serviços da Faculdade Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba. Para alcançar o objetivo proposto este estudo fundamenta-se em metodologia exploratória, pesquisa bibliográfica dos conceitos principais e abordagem qualitativa e quantitativa por meio de entrevistas semiestruturada aplicada a 3 docentes que aplicam a metodologia PBL na instituição de ensino da Dr. Archimedes Lammoglia - Fatec Indaiatuba e questionários aplicado aos discentes que tiveram aulas ministradas com a aplicação da metodologia ativa. Os resultados apontaram que a aplicação da metodologia pelos professores é de extrema importância para o desenvolvimento integral do discente, tanto no ensino tecnológico como principalmente no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMetodologia de pesquisapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEducação tecnológica: a percepção do docente e discente com a utilização do PBL no processo de ensino – aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeTechnological education: the perception of teachers and students with the use of PBL in the teaching-learning processpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE SARTORI VERGUEIRO FERREIRA.pdf
  Restricted Access
723.13 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.