Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22270
Título: Competências requeridas do gestor de recursos humanos para área de serviços: análise da gestão de um profissional do setor da saúde
Título(s) alternativo(s): Skills required of the human resources manager for the service area: analysis of the management of a professional in the health sector
Autor(es): SANTOS, Joyce Costa dos
Orientador(es): BRASILEIRO, Yara Brito
Outro(s) contribuidor(es): WATANABE, Juliana Silva
BERTAGNOLI, Eugênio Tadeu
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Recursos humanos;Competência profissional
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SANTOS, Joyce Costa dos. Competências requeridas do gestor de recursos humanos para área de serviços: análise da gestão de um profissional do setor da saúde, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: Na administração de pessoas, gerenciar é executar as competências e compreender de que forma elas podem cooperar para o êxito do trabalho. Este projeto expõe um assunto fundamental no âmbito organizacional: o papel do setor e do gestor de Recursos Humanos, pois as organizações necessitam estar atentas para este setor. Uma empresa bem sucedida sempre tem um quadro excepcional de gestão de pessoas, visto que é o setor de gestão de pessoas que desenvolve, avalia e aprimora os colaboradores no interior de uma empresa. No século XXI o setor de Recursos Humanos assume uma nova identidade, ele deixa de ser apenas departamento pessoal e converte-se ao principal agente de mudança nas organizações. Está em transformação o modo de produção e de interação no ambiente vivencional originado pelas Indústrias 4.0 e 5.0, que possibilitam a integração das esferas físicas, biológicas, tecnológicas e digitais à fabricação customizada em massa. Dessa forma, os objetivos deste trabalho são: expor a teoria do processo de gerenciar pessoas, identificando as características exigidas dos profissionais no cenário atual; descrever a forma como os gestores de RH realizam a gestão de pessoas (recrutamento e seleção); avaliar se essa gestão considera os requisitos exigidos pelo mercado. Como procedimento metodológico foi realizado um estudo de caso. Para isso, inicialmente, fez-se uma revisão bibliográfica para fundamentação teórica e, com base nela, uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a profissional de uma empresa e que foi analisado de forma qualitativa. Os desfechos da pesquisa deixam evidentes, a percepção da gestora da pesquisa. Embora considere aspectos importantes quanto às competências exigidas pelo mercado atual e revele aspectos positivos quanto à liderança, a incorporar da gestão por competências precisa ser ampliada e aplicada de forma mais efetiva. Isso porque, só por meio de uma visão global, o gestor terá a habilidade para manejar o processo de recrutamento e seleção e gerar uma aliança do capital humano com as novas tecnologias.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22270
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOYCE COSTA DOS SANTOS.pdf
  Restricted Access
376.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.