Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21554
Título: A influência da comunicação interna no clima organizacional
Título(s) alternativo(s): The influence of internal communication on the organizational climate
Autor(es): BARROSO, Ana Luiza Dias
PASCOTE, Isabela Maria
Orientador(es): MOREIRA, Carlos Augusto Amaral
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Sílvia Aparecida José e Silva
PRADO, Nágela Bianca do
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração de empresas;Administração de recursos humanos;Liderança;Comunicação
Data do documento: 19-Jun-2024
Editor: 004
Referência Bibliográfica: BARROSO, Ana Luiza Dias; PASCOTE, Isabela Maria. A influência da comunicação interna no clima organizacional, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.
Resumo: O objetivo deste trabalho é comprovar a influência da comunicação interna no clima organizacional, comprovando a sua importância e seus principais impactos e destacando como os processos de comunicação em uma organização afetam diretamente as percepções, atitudes e os sentimentos dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho. Para isso, foram realizadas pesquisas exploratórias e qualitativas a fim de trazer as principais informações sobre o assunto. Foi elaborado um estudo de caso através de uma entrevista com três funcionários de uma empresa que atua no ramo de comercialização de componentes para parte elétrica, térmica, de pressão e similares, localizada na cidade de Americana/SP, com o objetivo de identificar quais são as percepções da comunicação e o clima organizacional de quem está dentro de uma organização. No que diz respeito ao seu objetivo principal, os resultados obtidos com este trabalho foram satisfatórios; ou seja, foi possível mostrar a importância de uma boa comunicação e o quanto o clima organizacional pode afetar a empresa no geral.
The objective of this work is to explore the influence of internal communication on the organizational climate, proving its importance and main impacts. It highlights how communication processes within an organization directly affect employees' perceptions, attitudes, and feelings towards the work environment. For this purpose, exploratory and qualitative research were conducted to gather the main information on the subject. A case study was carried out through an interview with three employees of a company that operates in the field of marketing components for electrical, thermal, pressure, and similar parts, located in the city of Americana, in the state of São Paulo. The aim was to identify the perceptions of those within an organization and to verify the relationships between communication and organizational climate. The results obtained from this work were satisfactory concerning its main objective, which is to demonstrate the importance of good communication and how much the organizational climate can affect the company overall.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21554
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20241S_Ana Luisa Dias Barroso_OD2115.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Ana Luisa Dias Barroso.pdf
  Restricted Access
1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.