Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOREIRA, Carlos Augusto Amaral-
dc.contributor.authorBARROSO, Ana Luiza Dias-
dc.contributor.authorPASCOTE, Isabela Maria-
dc.contributor.otherSILVA, Sílvia Aparecida José e Silva-
dc.contributor.otherPRADO, Nágela Bianca do-
dc.date.accessioned2024-07-26T20:23:21Z-
dc.date.available2024-07-26T20:23:21Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationBARROSO, Ana Luiza Dias; PASCOTE, Isabela Maria. A influência da comunicação interna no clima organizacional, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21554-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é comprovar a influência da comunicação interna no clima organizacional, comprovando a sua importância e seus principais impactos e destacando como os processos de comunicação em uma organização afetam diretamente as percepções, atitudes e os sentimentos dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho. Para isso, foram realizadas pesquisas exploratórias e qualitativas a fim de trazer as principais informações sobre o assunto. Foi elaborado um estudo de caso através de uma entrevista com três funcionários de uma empresa que atua no ramo de comercialização de componentes para parte elétrica, térmica, de pressão e similares, localizada na cidade de Americana/SP, com o objetivo de identificar quais são as percepções da comunicação e o clima organizacional de quem está dentro de uma organização. No que diz respeito ao seu objetivo principal, os resultados obtidos com este trabalho foram satisfatórios; ou seja, foi possível mostrar a importância de uma boa comunicação e o quanto o clima organizacional pode afetar a empresa no geral.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to explore the influence of internal communication on the organizational climate, proving its importance and main impacts. It highlights how communication processes within an organization directly affect employees' perceptions, attitudes, and feelings towards the work environment. For this purpose, exploratory and qualitative research were conducted to gather the main information on the subject. A case study was carried out through an interview with three employees of a company that operates in the field of marketing components for electrical, thermal, pressure, and similar parts, located in the city of Americana, in the state of São Paulo. The aim was to identify the perceptions of those within an organization and to verify the relationships between communication and organizational climate. The results obtained from this work were satisfactory concerning its main objective, which is to demonstrate the importance of good communication and how much the organizational climate can affect the company overall.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA influência da comunicação interna no clima organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of internal communication on the organizational climatept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20241S_Ana Luisa Dias Barroso_OD2115.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
TA - Ana Luisa Dias Barroso.pdf
  Restricted Access
1.04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.