Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21442
Título: Impacto da realidade virtual na educação científica: transformando métodos de ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Impact of virtual reality on science education: transforming teaching and learning methods
Autor(es): RODRIGUES, Giovanny Ramos
SACILOTTO, Gustavo
Orientador(es): MARTINATI, Rafael Rodrigo
Outro(s) contribuidor(es): LACERDA, Antonio Alfredo
BODÊ, Jonas
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Realidade virtual;Simulação (aprendizagem);Educação
Data do documento: 22-Jun-2024
Editor: 004
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, Giovanny Ramos; SACILOTTO, Gustavo. Impacto da realidade virtual na educação científica: transformando métodos de ensino e aprendizagem, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.
Resumo: A realidade virtual (RV) está transformando a educação científica nas escolas ao proporcionar experiências imersivas que facilitam a compreensão de conceitos complexos. Com a RV, os alunos podem explorar ambientes tridimensionais, como o interior do corpo humano ou experimentos quimicos, de forma interativa e envolvente. Isso não apenas aumenta o interesse e a motivação dos estudantes, mas também melhora a retenção de conhecimento. Além disso, a RV permite simulações de experimentos que seriam difíceis ou perigosos de realizar no mundo real, promovendo um aprendizado prático e seguro. Como ferramenta educacional, a realidade virtual está abrindo novas possibilidades para a exploração científica, tornando o aprendizado mais acessível e eficaz.
Virtual reality (VR) is evolving science education in schools by providing immersive experiences that make it easier to understand complex concepts. With a VR, students can explore three-dimensional environments, such as the inside of the human body or chemical experiments, in an interactive and engaging way. This not only increases student interest and motivation, but also improves knowledge retention. Furthermore, a VR allows simulations of experiments that would be difficult or dangerous to carry out in the real world, promoting practical and safe learning. As an educational tool, virtual reality is opening up new possibilities for scientific exploration, making learning more accessible and effective.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21442
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20241S_Giovanny Ramos Rodrigues_OD2098.pdf
  Restricted Access
603.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
FA - Giovanny Ramos Rodrigues.pdf
  Restricted Access
159.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - Giovanny Ramos Rodrigues.pdf
  Restricted Access
1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.