Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21442
Title: Impacto da realidade virtual na educação científica: transformando métodos de ensino e aprendizagem
Other Titles: Impact of virtual reality on science education: transforming teaching and learning methods
Authors: RODRIGUES, Giovanny Ramos
SACILOTTO, Gustavo
Advisor: MARTINATI, Rafael Rodrigo
Other contributor: LACERDA, Antonio Alfredo
BODÊ, Jonas
type of document: Artigo científico
Keywords: Realidade virtual;Simulação (aprendizagem);Educação
Issue Date: 22-Jun-2024
Publisher: 004
Citation: RODRIGUES, Giovanny Ramos; SACILOTTO, Gustavo. Impacto da realidade virtual na educação científica: transformando métodos de ensino e aprendizagem, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.
Abstract: A realidade virtual (RV) está transformando a educação científica nas escolas ao proporcionar experiências imersivas que facilitam a compreensão de conceitos complexos. Com a RV, os alunos podem explorar ambientes tridimensionais, como o interior do corpo humano ou experimentos quimicos, de forma interativa e envolvente. Isso não apenas aumenta o interesse e a motivação dos estudantes, mas também melhora a retenção de conhecimento. Além disso, a RV permite simulações de experimentos que seriam difíceis ou perigosos de realizar no mundo real, promovendo um aprendizado prático e seguro. Como ferramenta educacional, a realidade virtual está abrindo novas possibilidades para a exploração científica, tornando o aprendizado mais acessível e eficaz.
Virtual reality (VR) is evolving science education in schools by providing immersive experiences that make it easier to understand complex concepts. With a VR, students can explore three-dimensional environments, such as the inside of the human body or chemical experiments, in an interactive and engaging way. This not only increases student interest and motivation, but also improves knowledge retention. Furthermore, a VR allows simulations of experiments that would be difficult or dangerous to carry out in the real world, promoting practical and safe learning. As an educational tool, virtual reality is opening up new possibilities for scientific exploration, making learning more accessible and effective.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21442
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20241S_Giovanny Ramos Rodrigues_OD2098.pdf
  Restricted Access
603.97 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
FA - Giovanny Ramos Rodrigues.pdf
  Restricted Access
159.61 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Giovanny Ramos Rodrigues.pdf
  Restricted Access
1.11 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.