Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21294
Título: A Padronização da Ferrovia no Brasil
Título(s) alternativo(s): The standardization of railways in Brazil
Autor(es): GUILHERME, Christian
SANTOS, Henrique Matos dos
Orientador(es): CLARO, Danielle Cristina
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Transporte multimodal;Ferrovias
Data do documento: Dez-2023
Editor: 199
Referência Bibliográfica: GUILHERME, Christian. SANTOS, Henrique Matos dos. A Padronização da Ferrovia no Brasil, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023
Resumo: A história da ferrovia tem suas raízes no século XIX, quando a Revolução Industrial aumentou a demanda por meios de transporte eficientes. A invenção do motor a vapor e a construção de locomotivas permitiram a criação das primeiras linhas férreas, que se espalharam pelo mundo, ligando cidades e impulsionando o comércio e o desenvolvimento econômico. A expansão das ferrovias também teve um impacto significativo na colonização e na integração territorial de diversos países, além de ter sido central para o transporte de mercadorias, como carvão, minério e produtos agrícolas. Com o advento do transporte rodoviário e a aviação, as ferrovias perderam parte de sua relevância, mas ainda hoje desempenham um papel importante no transporte de carga e passageiros em diversos países.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21294
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
log_2023_2_c_al-n_christianguilherme_apadronização.pdf162.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.