Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21294| Título: | A Padronização da Ferrovia no Brasil |
| Título(s) alternativo(s): | The standardization of railways in Brazil |
| Autor(es): | GUILHERME, Christian SANTOS, Henrique Matos dos |
| Orientador(es): | CLARO, Danielle Cristina |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Transporte multimodal;Ferrovias |
| Data do documento: | Dez-2023 |
| Editor: | 199 |
| Referência Bibliográfica: | GUILHERME, Christian. SANTOS, Henrique Matos dos. A Padronização da Ferrovia no Brasil, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023 |
| Resumo: | A história da ferrovia tem suas raízes no século XIX, quando a Revolução Industrial aumentou a demanda por meios de transporte eficientes. A invenção do motor a vapor e a construção de locomotivas permitiram a criação das primeiras linhas férreas, que se espalharam pelo mundo, ligando cidades e impulsionando o comércio e o desenvolvimento econômico. A expansão das ferrovias também teve um impacto significativo na colonização e na integração territorial de diversos países, além de ter sido central para o transporte de mercadorias, como carvão, minério e produtos agrícolas. Com o advento do transporte rodoviário e a aviação, as ferrovias perderam parte de sua relevância, mas ainda hoje desempenham um papel importante no transporte de carga e passageiros em diversos países. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21294 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| log_2023_2_c_al-n_christianguilherme_apadronização.pdf | 162.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.