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dc.contributor.advisorCLARO, Danielle Cristina-
dc.contributor.authorGUILHERME, Christian-
dc.contributor.authorSANTOS, Henrique Matos dos-
dc.date.accessioned2024-07-18T19:34:16Z-
dc.date.available2024-07-18T19:34:16Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationGUILHERME, Christian. SANTOS, Henrique Matos dos. A Padronização da Ferrovia no Brasil, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21294-
dc.description.abstractA história da ferrovia tem suas raízes no século XIX, quando a Revolução Industrial aumentou a demanda por meios de transporte eficientes. A invenção do motor a vapor e a construção de locomotivas permitiram a criação das primeiras linhas férreas, que se espalharam pelo mundo, ligando cidades e impulsionando o comércio e o desenvolvimento econômico. A expansão das ferrovias também teve um impacto significativo na colonização e na integração territorial de diversos países, além de ter sido central para o transporte de mercadorias, como carvão, minério e produtos agrícolas. Com o advento do transporte rodoviário e a aviação, as ferrovias perderam parte de sua relevância, mas ainda hoje desempenham um papel importante no transporte de carga e passageiros em diversos países.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectTransporte multimodalpt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA Padronização da Ferrovia no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe standardization of railways in Brazilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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