Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21294
Title: | A Padronização da Ferrovia no Brasil |
Other Titles: | The standardization of railways in Brazil |
Authors: | GUILHERME, Christian SANTOS, Henrique Matos dos |
Advisor: | CLARO, Danielle Cristina |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Transporte multimodal;Ferrovias |
Issue Date: | Dec-2023 |
Publisher: | 199 |
Citation: | GUILHERME, Christian. SANTOS, Henrique Matos dos. A Padronização da Ferrovia no Brasil, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023 |
Abstract: | A história da ferrovia tem suas raízes no século XIX, quando a Revolução Industrial aumentou a demanda por meios de transporte eficientes. A invenção do motor a vapor e a construção de locomotivas permitiram a criação das primeiras linhas férreas, que se espalharam pelo mundo, ligando cidades e impulsionando o comércio e o desenvolvimento econômico. A expansão das ferrovias também teve um impacto significativo na colonização e na integração territorial de diversos países, além de ter sido central para o transporte de mercadorias, como carvão, minério e produtos agrícolas. Com o advento do transporte rodoviário e a aviação, as ferrovias perderam parte de sua relevância, mas ainda hoje desempenham um papel importante no transporte de carga e passageiros em diversos países. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21294 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
log_2023_2_c_al-n_christianguilherme_apadronização.pdf | 162.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.