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Título: Estudo da descrição de odores de diferentes famílias olfativas para auxiliar nas compras on-line de perfumes
Título(s) alternativo(s): Study of description of odors from different olfactive families to assist in online perfume purchases
Autor(es): SILVEIRA, Giovana Telles Guimarães
SILVA, Jaqueline Oliveira da
Orientador(es): HIGUCHI, Célio Takashi
Outro(s) contribuidor(es): JOCA, Jhonny Frank Sousa
ITO, Rosilene Kinue
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Órgãos dos sentidos;Aromatizantes;Aquisição por compra;Perfume
Data do documento: 2021
Editor: 217
Referência Bibliográfica: SILVEIRA, Giovana Telles Guimarães; SILVA, Jaqueline Oliveira da. Estudo da descrição de odores de diferentes famílias olfativas para auxiliar nas compras on-line de perfumes, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2021.
Resumo: Introdução: O Brasil ocupa o segundo lugar em consumo de perfumaria e desde o primeiro semestre de 2020, o consumo de perfume através de e-commerce cresceu 44%. No entanto, apenas com a descrição do odor e das famílias olfativas nas plataformas on-line de vendas, torna-se difícil para o consumidor imaginar o odor do produto. Objetivo: Avaliar as possíveis relações sensoriais e visuais de diferentes odores através de sons, imagens, cores e texturas para criar a memória olfativa. Resultados e Discussões: Ao final do estudo, obteve-se resultados coerentes com as bibliografias. Com a aplicação do questionário em um grupo de 107 pessoas, notou se a relação entre, a imagem do objeto de origem do odor, ao próprio odor, com base em suas culturas e vivência. Assim como a escolha das cores, sons e texturas. Conclusão: É possível dizer que a memória olfativa é multissensorial. Podendo ser usada e explorada como ferramenta de atração do produto em vendas on-line, por exemplo, com a utilização de vídeos e áudios em plataformas de e-commerce.
Introduction: Brazil ranks second in perfumery consumption and since the first half of 2020, perfume consumption through e-commerce has grown 44%. However, only with the description of the scent and olfactory families on online sales platforms, it becomes difficult for the consumer to imagine the scent of the product. Objective: Evaluate the possible sensory and visual relationships of different odors through sounds, images, colors, and textures to create olfactory memory. Material and Methods: At the end of the study, the results were consistent with the literature. With the application of the questionnaire in a group of 107 people, the relationship between the image of the object of origin of the odor and the odor itself was noted, based on their culture and experience. As well as the choice of colors, sounds and textures. Conclusion: It is possible to say that the olfactory memory is multisensory. It can be used and explored as a tool to attract the product in online sales, for example, with the use of videos and audios in e-commerce platforms.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20969
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