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Title: Automedicação: estudantes do nível técnico em enfermagem
Other Titles: Self-medication: nursing technician level students
Authors: SILVA, Adeilde dos Anjos
VICTORINO, Amanda Belarmino de Oliveira
SILVA, Claymara Pedrosa
NASCIMENTO, Laryssa Marinello
LAROCA, Maria Clara Alves
Advisor: SOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira
type of document: Artigo científico
Keywords: Automedicação;Enfermagem
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 135
Citation: SILVA, Adeilde dos Anjos. Automedicação: estudantes do nível técnico em enfermagem. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2023.
Abstract: A automedicação é uma das falhas na prevenção e promoção de saúde, Segundo OMS em 1998, caracteriza a automedicação como sendo uma iniciativa do indivíduo, em utilizar um produto que presume ser benéfico no tratamento de doenças. A enfermagem é um profissional que trabalha para promover a saúde das pessoas. Baseado nesta linha de pensamentos surge os questionamentos, a automedicação tem início no ambiente escolar? É possível o estudante do técnico em enfermagem poder realizar promoção e prevenção das consequências da automedicação? Presumimos a hipótese de que os alunos iniciam a automedicação, logo no primeiro módulo, já no segundo questionamento observou-se, que os alunos não possuem conhecimentos de farmacologia efetível e coeso com a literatura. O Ministério da Saúde, afirma que essa prática tem se mostrado muito comum na sociedade e pode estar relacionada a diferentes causas. Objetivo deste artigo foi investigar a presença da prática da automedicação e o percentual de conhecimento dos estudantes do curso técnico em enfermagem em relação às consequências. Portanto o tema é relevante devido a situação vivenciada em sala e em campo de estágio, observando o comportamento relacionada a automedicação notou-se uma grande quantidade de alunos que se automedicaram.
Description: Self-medication is one of the flaws in the prevention and promotion of health. According to the who in 1998, it characterizes self-medication as being an initiative of the individual, in using a product that is presumed to be beneficial in the treatment of diseases. Nursing is a professional who works to promote people's health. Based on this line of thoughts, the questions arise: does self-medication begin in the school environment? Is it possible for nursing technician students to promote and prevent the consequences of self-medication? We assume the hypothesis that students begin self-medication in the first module, in the second question it was observed that students do not have knowledge of pharmacology that is effective and cohesive with the literature. The ministry of health states that this practice has proven to be very common in society and may be related to different causes. The objective of this article was to investigate the presence of the practice of self-medication and the percentage of knowledge of students on the technical nursing course in relation to the consequences. Therefore, the topic is relevant due to the situation experienced in the classroom and on the internship field, observing behaviour related to self medication, it was noticed a large number of students who self-medicated.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20810
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