Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20419
Título: A implementação de programas da qualidade de vida para a prevenção da síndrome de burnout
Título(s) alternativo(s): The implementation of quality of life programs to prevent burnout syndrome
Autor(es): CAVALCANTE, César Augusto
OLIVEIRA, Lara Lima
SANTOS, Maria Fernanda Mendes Dos
TELLES GONZALEZ, Sarah Vitória
Orientador(es): LOPES, Michelle Rosa Claro
ROCHA, Lilian Aparecida Perin Moreira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Indicadores de qualidade de vida;Estresse profissional
Data do documento: Dez-2023
Editor: 199
Referência Bibliográfica: CAVALCANTE, César Augusto. OLIVEIRA, Lara Lima. SANTOS, Maria Fernanda Mendes Dos. TELLES GONZALEZ, Sarah Vitória. A implementação de programas da qualidade de vida para a prevenção da síndrome de burnout, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023
Resumo: Esta pesquisa aborda a crescente preocupação com o fenômeno Síndrome de Burnout, distúrbio relacionado ao estresse no trabalho. O objetivo deste estudo é analisar o impacto positivo que os programas da Qualidade de Vida causam na vida pessoal e profissional dos colaboradores brasileiros, batendo de frente com os sintomas da Síndrome de Burnout. Por meio da exploração da literatura e estudos existente sobre os fatores desencadeadores da síndrome, e a eficácia da implantação de programas da QV como estratégia usada pelas organizações, foi feita possível a realização de uma pesquisa de campo quantitativa na plataforma Forms, direcionada á trabalhadores de todos os setores do mercado, na qual obtemos uma visão clara sobre a necessidade que as empresas atuais possuem de instaurar os programas citados anteriormente. Através dos resultados, foi constatado que as organizações atuais parcialmente abordam questões ligadas a saúde mental e física de seus funcionários, muito menos, se preocupam com a Qualidade de Vida dos mesmos, é inegável o fato de que, quando não há Qualidade de Vida no trabalho, não há produção, motivação e resultados positivos. A realização deste estudo, foca em explorar os pontos positivos de se aplicar os programas da Qualidade de Vida nas organizações, feito este que não só melhora a vida profissional, mas impulsiona o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos na organização.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20419
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rh_2023_novotec_césaraugusto_aimplementação.pdf674.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.