Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19310
Title: | Educação financeira: a percepção dos alunos do sexto ano da escola Júlio Conceição com relação à educação financeira e sua importância para o futuro |
Authors: | SILVA, Bruna Ferreira da SOUZA, Daniel Calheiros de Andrade Ferreira de ROCHA, Ester Vasconcelos da SOUZA, João Vitor de BRITO, Luana Laciny Novaes |
Advisor: | OLIVEIRA, Elizangela Costa Magalhães |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Educação financeira;Ensino fundamental;Cidadania |
Issue Date: | 7-Dec-2023 |
Publisher: | 181 |
Citation: | SILVA, Bruna Ferreira da et al. Educação financeira: a percepção dos alunos do sexto ano da escola Júlio Conceição com relação à educação financeira e sua importância para o futuro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2023. |
Abstract: | Educação Financeira é a chave para obter-se uma melhor qualidade de vida aprendendo assim a ter controle de suas finanças e consumir de forma mais consciente. O trabalho tem como objetivo principal apresentar o conceito de Educação Financeira no ensino fundamental da criança e adolescente. Segundo Meszáros (2006, p. 275), a dupla função da educação em um contexto de financeirização do capital se dá enquanto ferramenta na produção de capacidades necessárias à nova dinâmica econômica e na formação de quadros e de metodologias para direcionamento de políticas sociais. Através de uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), mostrou que 47% dos jovens entre 18 e 25 anos não fazem controle dos seus gastos, o que demonstra que o período ideal para introdução as questões financeiras, seja em paralelo a formação do 6º ano, devido a faixa etária de 12-13 anos. Com isso, será realizada uma pesquisa via Forms na escola Júlio Conceição com os alunos do 6º ano do ensino fundamental para saber o quanto de conhecimento eles possuem sobre a educação financeira. Financial Education is the key to obtaining a better quality of life, thus learning to take control of your finances and consume more consciously. The main objective of this work is to present the concept of Financial Education in elementary school for children and adolescents. According to Meszáros (2006, p. 275), the dual function of education in a context of financialization of capital occurs as a tool in the production of capacities necessary for the new economic dynamics and in the formation of cadres and methodologies for directing social policies. Through a survey carried out by SPC Brazil (Credit Protection Service), it showed that 47% of young people between 18 and 25 years old do not control their spending, which shows that the ideal period for introduction to financial issues is in parallel with the formation of the 6th grade, due to the age group of 12-13 years. With this, a survey will be carried out via forms at the Júlio Conceição school with students in the 6th year of elementary school to find out how much knowledge they have about financial education. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19310 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
administração_2023_2_brunasilva_apercepçãodosalunosdosextoanodaescolajulioconceiçãocomrelaçãoàeducaçãofinanceiraesuaimportânciaparaofuturo.pdf.pdf | Educação financeira: a percepção dos alunos do sexto ano da escola Júlio Conceição com relação à educação financeira e sua importância para o futuro | 474.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.