Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18052
Título: Aspectos da implantação da ferrovia de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro - São Paulo
Autor(es): SILVA, Régis Fernando Carvalho
Orientador(es): BRAVIN, Luís Fernando Nicolosi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ferrovias;Logística
Data do documento: Jun-2008
Editor: 112
Referência Bibliográfica: SILVA, Reginaldo Fernando Carvalho. Aspectos da implantação da ferrovia de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro - São Paulo, 2008. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2008.
Resumo: A ferrovia entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo é, operada pela MRS Logística, desde dezembro de 1996.O seu trajeto é em grande parte é paralela a rodovia Presidente Dutra(BR – 116). O transporte ferroviário de passageiros, que foi durante várias décadas um importante meio de transporte nesse corredor, hoje é praticamente inexistente. Sendo assim a infra-estrutura rodoviária entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo é formada praticamente pela BR–116. Após o período de degradação que se apresentava antes da concessão a Nova Dutra, a BR–116. sofreu uma ampliação e a recuperação da rodovia, Porém mesmo com o alto investimento realizado a partir da concessão (R$ 625,9 milhões até 2002 - ANTT, 2004), a rodovia continua a apresentar saturação em alguns pontos com o fluxo atual. Sendo assim, este trabalho demonstra alguns projetos desenvolvidos para a implantação do trem de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro e São Paulo bem como seus aspectos financeiros da implantação e simulação da demanda de passageiros no eixo. Este trabalho explora também as condições atuais do transporte de passageiros no Brasil como também os modais de transporte disponíveis no eixo (rodoviário e aéreo). Os resultados obtidos no caso de transporte estudado, são favoráveis, visto que através da análise de viabilidade e simulação do custo para o passageiro, observar-se que o transporte por trem de alta velocidade (TAV) proporciona mudança nos padrões atuais de custos totais para o usuário sem afetar a qualidade no transporte comparado aos modais disponíveis.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18052
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RÉGIS FERNANDO CARVALHO SILVA.pdfAspectos da implantação da ferrovia de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro - São Paulo888.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.