Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18052
Título: | Aspectos da implantação da ferrovia de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro - São Paulo |
Autor(es): | SILVA, Régis Fernando Carvalho |
Orientador(es): | BRAVIN, Luís Fernando Nicolosi |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ferrovias;Logística |
Data do documento: | Jun-2008 |
Editor: | 112 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Reginaldo Fernando Carvalho. Aspectos da implantação da ferrovia de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro - São Paulo, 2008. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2008. |
Resumo: | A ferrovia entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo é, operada pela MRS Logística, desde dezembro de 1996.O seu trajeto é em grande parte é paralela a rodovia Presidente Dutra(BR – 116). O transporte ferroviário de passageiros, que foi durante várias décadas um importante meio de transporte nesse corredor, hoje é praticamente inexistente. Sendo assim a infra-estrutura rodoviária entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo é formada praticamente pela BR–116. Após o período de degradação que se apresentava antes da concessão a Nova Dutra, a BR–116. sofreu uma ampliação e a recuperação da rodovia, Porém mesmo com o alto investimento realizado a partir da concessão (R$ 625,9 milhões até 2002 - ANTT, 2004), a rodovia continua a apresentar saturação em alguns pontos com o fluxo atual. Sendo assim, este trabalho demonstra alguns projetos desenvolvidos para a implantação do trem de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro e São Paulo bem como seus aspectos financeiros da implantação e simulação da demanda de passageiros no eixo. Este trabalho explora também as condições atuais do transporte de passageiros no Brasil como também os modais de transporte disponíveis no eixo (rodoviário e aéreo). Os resultados obtidos no caso de transporte estudado, são favoráveis, visto que através da análise de viabilidade e simulação do custo para o passageiro, observar-se que o transporte por trem de alta velocidade (TAV) proporciona mudança nos padrões atuais de custos totais para o usuário sem afetar a qualidade no transporte comparado aos modais disponíveis. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18052 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RÉGIS FERNANDO CARVALHO SILVA.pdf | Aspectos da implantação da ferrovia de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro - São Paulo | 888.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.