Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18052
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRAVIN, Luís Fernando Nicolosi | - |
dc.contributor.author | SILVA, Régis Fernando Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T13:20:17Z | - |
dc.date.available | 2024-04-29T13:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2008-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Reginaldo Fernando Carvalho. Aspectos da implantação da ferrovia de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro - São Paulo, 2008. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18052 | - |
dc.description.abstract | A ferrovia entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo é, operada pela MRS Logística, desde dezembro de 1996.O seu trajeto é em grande parte é paralela a rodovia Presidente Dutra(BR – 116). O transporte ferroviário de passageiros, que foi durante várias décadas um importante meio de transporte nesse corredor, hoje é praticamente inexistente. Sendo assim a infra-estrutura rodoviária entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo é formada praticamente pela BR–116. Após o período de degradação que se apresentava antes da concessão a Nova Dutra, a BR–116. sofreu uma ampliação e a recuperação da rodovia, Porém mesmo com o alto investimento realizado a partir da concessão (R$ 625,9 milhões até 2002 - ANTT, 2004), a rodovia continua a apresentar saturação em alguns pontos com o fluxo atual. Sendo assim, este trabalho demonstra alguns projetos desenvolvidos para a implantação do trem de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro e São Paulo bem como seus aspectos financeiros da implantação e simulação da demanda de passageiros no eixo. Este trabalho explora também as condições atuais do transporte de passageiros no Brasil como também os modais de transporte disponíveis no eixo (rodoviário e aéreo). Os resultados obtidos no caso de transporte estudado, são favoráveis, visto que através da análise de viabilidade e simulação do custo para o passageiro, observar-se que o transporte por trem de alta velocidade (TAV) proporciona mudança nos padrões atuais de custos totais para o usuário sem afetar a qualidade no transporte comparado aos modais disponíveis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 112 | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Aspectos da implantação da ferrovia de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro - São Paulo | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RÉGIS FERNANDO CARVALHO SILVA.pdf | Aspectos da implantação da ferrovia de alta velocidade no eixo Rio de Janeiro - São Paulo | 888.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.