Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17997
Title: Relatório tecnológico de proposição de solução/melhoria para controle de horas em solo de comissários de voo
Other Titles: Technological report proposing a solution/improvement for flight attendant ground hours control
Authors: CUNHA, Thayná Gomes da
Advisor: LIMA, Vilma Maria de
Other contributor: BICALHO, Simone Tiemi Taketa
COSTA, Marcelo Carvalho
type of document: Monografia
Keywords: Consolidação das leis do trabalho;Ferramentas
Issue Date: Nov-2022
Publisher: 105
Citation: CUNHA, Thayná Gomes da. Relatório tecnológico de proposição de solução/melhoria paracontrole de horas em solo de comissários de voo, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Logística Aeroportuária) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022.
Abstract: O presente trabalho trata da quantidade de processos trabalhistas que as companhias aéreas têm enfrentando, onde ex- funcionários entram na justiça para reaver seus direitos, ganham as causas e as companhias aéreas têm que desembolsar valores altos para arcar com estes processos. O objetivo foi implantar a tecnologia RFID para o controle de horas trabalhadas dos comissários de voo, de acordo com os limites da jornada do aeronauta e as leis trabalhistas. A metodologia abordada de pesquisa exploratória levantou os processos e os pedidos acolhidos pelo juiz, mostrando maior familiaridade com o problema e tornando-o mais claro. Os resultados obtidos ao final concluíram que após a implementação da nova ferramenta as companhias passaram a ter relatórios mais seguros, além de pode-lo utilizar preventivamente em suas defesas, em caso de processos trabalhistas.
The present work deals with the amount of labor lawsuits that airlines have faced, where former employees enter the court to get their rights, earn the causes and airlines have to disburse high amounts to afford these processes. The objective was to implement RFID technology to control the hours worked by flight attendants, according to the limits of the aeronaut's journey and labor laws. The methodology addressed by exploratory research raised the processes and requests received by the judge, showing greater familiarity with the problem and making it clearer. The results obtained at the end concluded that after the implementation of the new tool the companies started to have safer reports, besides being able to use it preventively in their defenses, in case of labor lawsuits.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17997
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAYNÁ GOMES DA CUNHA.pdf
  Restricted Access
2.18 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.