Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16516
Title: O controle de qualidade do leite entregue em um laticínio no interior do estado de São Paulo
Authors: JORDÃO, Anete Santos
Advisor: NARDI JUNIOR, Geraldo de
type of document: Projeto de pesquisa
Keywords: Indústria de laticínios;Leite;Qualidade dos alimentos
Issue Date: Jun-2012
Publisher: 112
Citation: JORDÃO, Anete Santos. O controle de qualidade do leite entregue em um laticínio no interior do estado de São Paulo, 2012. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2012.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo, avaliar o controle de qualidade do leite entregue em um laticínio no interior do Estado de São Paulo, através de análises realizadas na plataforma de recepção do leite e no laboratório físico-químico do laticínio. Com base em um estudo de caso foi possível averiguar se o laticínio está de acordo com as normas de controle da qualidade estabelecidas pela Instrução Normativa Nº 51 de 2002, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através de uma revisão bibliográfica, comparando os resultados das análises realizadas como: temperatura, alizarol, acidez, crioscopia, densidade e gordura na entrega do leite. O estudo de caso nos mostra a importância do controle de qualidade do leite, as exigências feitas pela legislação no controle de qualidade, para que chegue ao consumidor um produto seguro e livre de riscos de contaminação. A pesquisa realizada é de grande importância social, já que na atualidade o consumidor tornou-se muito mais exigente, buscando obter mais informações sobre o produto que consome.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16516
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANETE SANTOS JORDÃO.pdf
  Restricted Access
O controle de qualidade do leite entregue em um laticínio no interior do estado de São Paulo164.59 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.