Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16377
Título: Jogos empresariais: a importância desta ferramenta como proposta de aprendizagem nas instituições de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Business games: the importance of this tool as a learning proposal in higher education institutions
Autor(es): ARAUJO, Caio Henrique Lopes Lazaro de
SANTOS, Higor Cordeiro dos
Orientador(es): FEDICHINA, Marcio Antonio Hirose
Outro(s) contribuidor(es): PINTO, Leandro Arthur
BOLDRIN, Marinalva da Silva Talpo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Jogos educativos;Aprendizagem
Data do documento: 27-Jun-2023
Editor: 171
Referência Bibliográfica: ARAUJO, C. H. L. L.; SANTOS, H. C. Jogos empresariais: a importância desta ferramenta como proposta de aprendizagem nas instituições de ensino superior. 2023. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explorar os benefícios da gamificação como ferramenta para melhorar o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. Os jogos empresariais capacitam os estudantes a pensar de forma crítica, identificar e solucionar problemas, e tomar decisões estratégicas. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa exploratória, que proporcionou uma nova perspectiva sobre o assunto, e a pesquisa quantitativa, que buscou analisar, de maneira objetiva, os dados do tema em questão e os benefícios obtidos. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, aplicada no Torneio Empresarial com os estudantes da Fatec de Jales. Os resultados evidenciam a eficácia da gamificação em aumentar o engajamento dos participantes na resolução de problemas, além de promover o aprendizado por meio da experiência.
This paper aims to explore the benefits of gamification as a tool to improve student engagement in the learning process and in the development of problem-solving skills. Business games enable students to think critically, identify and solve problems, and make strategic decisions. The used methodology in this paper was an exploratory research, which provided a new perspective on the subject, and quantitative research, which sought to objectively analyse the data on the topic in question and the benefits obtained. For this, descriptive exploratory research was carried out, applied in the Business Tournament with the students of Fatec Jales. The results show the effectiveness of gamification in increasing participants' engagement in problem solving, in addition to promoting learning through experience.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16377
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.