Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFEDICHINA, Marcio Antonio Hirose-
dc.contributor.authorARAUJO, Caio Henrique Lopes Lazaro de-
dc.contributor.authorSANTOS, Higor Cordeiro dos-
dc.contributor.otherPINTO, Leandro Arthur-
dc.contributor.otherBOLDRIN, Marinalva da Silva Talpo-
dc.date.accessioned2024-03-04T17:51:18Z-
dc.date.available2024-03-04T17:51:18Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationARAUJO, C. H. L. L.; SANTOS, H. C. Jogos empresariais: a importância desta ferramenta como proposta de aprendizagem nas instituições de ensino superior. 2023. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16377-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo explorar os benefícios da gamificação como ferramenta para melhorar o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. Os jogos empresariais capacitam os estudantes a pensar de forma crítica, identificar e solucionar problemas, e tomar decisões estratégicas. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa exploratória, que proporcionou uma nova perspectiva sobre o assunto, e a pesquisa quantitativa, que buscou analisar, de maneira objetiva, os dados do tema em questão e os benefícios obtidos. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, aplicada no Torneio Empresarial com os estudantes da Fatec de Jales. Os resultados evidenciam a eficácia da gamificação em aumentar o engajamento dos participantes na resolução de problemas, além de promover o aprendizado por meio da experiência.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to explore the benefits of gamification as a tool to improve student engagement in the learning process and in the development of problem-solving skills. Business games enable students to think critically, identify and solve problems, and make strategic decisions. The used methodology in this paper was an exploratory research, which provided a new perspective on the subject, and quantitative research, which sought to objectively analyse the data on the topic in question and the benefits obtained. For this, descriptive exploratory research was carried out, applied in the Business Tournament with the students of Fatec Jales. The results show the effectiveness of gamification in increasing participants' engagement in problem solving, in addition to promoting learning through experience.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher171pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleJogos empresariais: a importância desta ferramenta como proposta de aprendizagem nas instituições de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeBusiness games: the importance of this tool as a learning proposal in higher education institutionspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.