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Title: Jogos empresariais: a importância desta ferramenta como proposta de aprendizagem nas instituições de ensino superior
Other Titles: Business games: the importance of this tool as a learning proposal in higher education institutions
Authors: ARAUJO, Caio Henrique Lopes Lazaro de
SANTOS, Higor Cordeiro dos
Advisor: FEDICHINA, Marcio Antonio Hirose
Other contributor: PINTO, Leandro Arthur
BOLDRIN, Marinalva da Silva Talpo
type of document: Monografia
Keywords: Jogos educativos;Aprendizagem
Issue Date: 27-Jun-2023
Publisher: 171
Citation: ARAUJO, C. H. L. L.; SANTOS, H. C. Jogos empresariais: a importância desta ferramenta como proposta de aprendizagem nas instituições de ensino superior. 2023. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo explorar os benefícios da gamificação como ferramenta para melhorar o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. Os jogos empresariais capacitam os estudantes a pensar de forma crítica, identificar e solucionar problemas, e tomar decisões estratégicas. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa exploratória, que proporcionou uma nova perspectiva sobre o assunto, e a pesquisa quantitativa, que buscou analisar, de maneira objetiva, os dados do tema em questão e os benefícios obtidos. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, aplicada no Torneio Empresarial com os estudantes da Fatec de Jales. Os resultados evidenciam a eficácia da gamificação em aumentar o engajamento dos participantes na resolução de problemas, além de promover o aprendizado por meio da experiência.
This paper aims to explore the benefits of gamification as a tool to improve student engagement in the learning process and in the development of problem-solving skills. Business games enable students to think critically, identify and solve problems, and make strategic decisions. The used methodology in this paper was an exploratory research, which provided a new perspective on the subject, and quantitative research, which sought to objectively analyse the data on the topic in question and the benefits obtained. For this, descriptive exploratory research was carried out, applied in the Business Tournament with the students of Fatec Jales. The results show the effectiveness of gamification in increasing participants' engagement in problem solving, in addition to promoting learning through experience.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16377
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