Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16341
Título: Teoria das relações humanas: impacto nas organizações e na gestão de recursos humanos
Autor(es): BRITTO, Ana Claudia Barros de
OLIVEIRA, Hanna Martins
LIMA, Maria Eduarda Coelho
FERNANDES, Maria Eduarda de Souza
RIBEIRO, Mateus Oliveira
Orientador(es): AUGUSTO, Sandro
PEREZ, Lilian Cortezi Lino
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Organização (Administração);Administração de recursos humanos
Data do documento: 5-Dez-2023
Editor: 042
Referência Bibliográfica: BRITTO, Ana Claudia Barros de, et al. Teoria das relações humanas: impacto nas organizações e na gestão de recursos humanos. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2023.
Resumo: A Teoria das Relações Humanas representou uma notável mudança de paradigma na administração, contrapondo-se à abordagem mecanicista do classicismo. Esta teoria enfatizou a importância do fator humano nas organizações, levando as empresas a reconhecerem o impacto direto do aspecto social dos funcionários no desempenho organizacional. A criação do departamento de Recursos Humanos (RH) possibilitou a identificação das necessidades dos trabalhadores e a implementação de mudanças para aprimorar os resultados globais das empresas. As quatro fases pelas quais a Teoria das Relações Humanas passou permitiram a obtenção de conclusões valiosas por meio de pesquisas, destacando a importância de compreender os trabalhadores desde o início para obter dados concretos e atualizados. Apesar de sua natureza motivadora, a Teoria das Relações Humanas não está imune a críticas em relação ao seu fundador e à escola que ela originou. No entanto, é inegável que essa teoria colocou os sentimentos e as aspirações dos trabalhadores no centro das atenções, enfatizando a necessidade de tratá-los como seres humanos. Este estudo tem como objetivo explorar a Teoria dos Recursos Humanos e seu impacto nas relações positivas entre as empresas e seus funcionários, o que nos leva a considerar outras teorias motivacionais desenvolvidas com o mesmo propósito, como a Teoria das Necessidades de Abraham Maslow e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16341
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.