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dc.contributor.advisorAUGUSTO, Sandro-
dc.contributor.advisorPEREZ, Lilian Cortezi Lino-
dc.contributor.authorBRITTO, Ana Claudia Barros de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Hanna Martins-
dc.contributor.authorLIMA, Maria Eduarda Coelho-
dc.contributor.authorFERNANDES, Maria Eduarda de Souza-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Mateus Oliveira-
dc.date.accessioned2024-02-29T18:41:25Z-
dc.date.available2024-02-29T18:41:25Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationBRITTO, Ana Claudia Barros de, et al. Teoria das relações humanas: impacto nas organizações e na gestão de recursos humanos. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16341-
dc.description.abstractA Teoria das Relações Humanas representou uma notável mudança de paradigma na administração, contrapondo-se à abordagem mecanicista do classicismo. Esta teoria enfatizou a importância do fator humano nas organizações, levando as empresas a reconhecerem o impacto direto do aspecto social dos funcionários no desempenho organizacional. A criação do departamento de Recursos Humanos (RH) possibilitou a identificação das necessidades dos trabalhadores e a implementação de mudanças para aprimorar os resultados globais das empresas. As quatro fases pelas quais a Teoria das Relações Humanas passou permitiram a obtenção de conclusões valiosas por meio de pesquisas, destacando a importância de compreender os trabalhadores desde o início para obter dados concretos e atualizados. Apesar de sua natureza motivadora, a Teoria das Relações Humanas não está imune a críticas em relação ao seu fundador e à escola que ela originou. No entanto, é inegável que essa teoria colocou os sentimentos e as aspirações dos trabalhadores no centro das atenções, enfatizando a necessidade de tratá-los como seres humanos. Este estudo tem como objetivo explorar a Teoria dos Recursos Humanos e seu impacto nas relações positivas entre as empresas e seus funcionários, o que nos leva a considerar outras teorias motivacionais desenvolvidas com o mesmo propósito, como a Teoria das Necessidades de Abraham Maslow e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher042pt_BR
dc.subjectOrganização (Administração)pt_BR
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleTeoria das relações humanas: impacto nas organizações e na gestão de recursos humanospt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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