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Título: Planejamento de marketing durante a pandemia da covid-19: como o marketing digital influenciou os microempreendedores de Ribeirão Preto no setor de beleza
Autor(es): PEREIRA, Ana Carolina Leitão
JANUARIO, Beatriz da Silva
SILVÉRIO, Carolayne Thauane Dias
MORIGENE, Julia Kalaki
ROSSINI, Maria Karolina
PADILHA, Nicole de Souza
SILVA, Vitoria Gabriele Oliveira da
Orientador(es): PEREIRA, Marcelo Alves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Estética (Serviços);Pandemias;Covid-19;Marketing de mídias sociais
Data do documento: 6-Dez-2021
Editor: 074
Referência Bibliográfica: PEREIRA, Ana Carolina Leitão et al. Planejamento de marketing durante a pandemia da covid-19: como o marketing digital influenciou os microempreendedores de Ribeirão Preto no setor de beleza. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em Administração) - ETEC José Martimiano da Silva, Ribeirão Preto, 2021.
Resumo: Diante da realidade da pandemia do COVID-19, muitos salões de beleza foram obrigados a suspender seus serviços, como medida preventiva estabelecida pelo Governo Federal e OMS. No entanto, durante esse período, visando superar a crise, muitos profissionais da área se reinventaram para poder sobreviver. Com a reabertura dos salões de beleza na região de Ribeirão Preto, os microempreendedores foram guiados pelas novas medidas rígidas de protocolos de segurança, seguindo as regras de funcionamento e o distanciamento social, buscando sobretudo, evitar a disseminação da doença e proteger tanto os clientes quanto os próprios profissionais. Através da análise em referências bibliográficas e da pesquisa de campo aplicada por meio do Google Forms e disponibilizada através do Whatsapp, foi possível concluir que, boa parte dos entrevistados sentiram dificuldades para manter seus estabelecimentos abertos, devido a perda de clientes e ao impacto que sofreram ao perderem sua renda. No entanto, com a utilização das novas tecnologias do marketing digital, a qual foi uma das técnicas para se reinventar em meio a esse período, a demanda por estratégias de gestão (que implicaram em criação de conteúdo nas redes sociais, bem como em atendimentos domiciliares) possibilitou aos profissionais da beleza, a atração da clientela e a possível volta à normalidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15546
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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