Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14278
Título: Conflitos organizacionais: como o conflito organizacional interfere no desempenho dos profissionais de uma repartição pública
Autor(es): SILVA, Caroline Aparecida Pereira da
CAMPANARIO, Mayara Santos
DIAS, Mariana Colli
Orientador(es): CAVALHEIRO, Emerson de Moura
Outro(s) contribuidor(es): COSTA, Daniel de Carvalho
LANGUI, Claudio Alberto
VASCONCELOS, Manuela Weyll
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ambiente organizacional;Administração pública;Serviços públicos;Estresse profissional
Data do documento: 21-Jun-2023
Editor: 251
Referência Bibliográfica: SILVA, Caroline Aparecida Pereira da; CAMPANARIO, Mayara Santos; DIAS, Mariana Colli. Conflitos organizacionais: como o conflito organizacional interfere no desempenho dos profissionais de uma repartição pública, 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Taubaté, Taubaté, 2023.
Resumo: É verdade que o serviço público pode ser um ambiente propenso a gerar estresse nos servidores públicos. Existem várias razões para isso, incluindo alta demanda de trabalho, pressão por resultados, recursos limitados, burocracia, falta de reconhecimento e apoio inadequado. Esses fatores podem levar a conflitos internos e externos, afetando o desempenho e a entrega de serviços. Esse trabalho de graduação tem como objetivo analisar e discutir como os pontos de conflitos interferem no desempenho dos profissionais de um determinado setor público e quais seus reflexos no ambiente da organização. O principal objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre os conflitos existentes e o clima organizacional percebido pelos servidores públicos. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os conflitos organizacionais, suas causas e tipos. Após, foram realizadas pesquisas de clima organizacional em uma repartição pública específica, utilizando um questionário pela plataforma digital Google Forms, que aborda aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, comunicação, relacionamentos interpessoais, satisfação no trabalho e percepção de conflitos. Os dados coletados revelaram a existência de conflitos organizacionais significativos na repartição pública, identificando a relação entre os conflitos e o clima organizacional, demonstrando que um clima positivo está associado a menores níveis de conflitos e maior satisfação no trabalho. Com base nas conclusões da pesquisa, foram propostas recomendações para a gestão de conflitos e aprimoramento do clima organizacional. O estudo contribui para a compreensão dos conflitos organizacionais e destaca a importância das pesquisas de clima como ferramenta de diagnóstico e melhoria do ambiente de trabalho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14278
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.