Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14278
Title: Conflitos organizacionais: como o conflito organizacional interfere no desempenho dos profissionais de uma repartição pública
Authors: SILVA, Caroline Aparecida Pereira da
CAMPANARIO, Mayara Santos
DIAS, Mariana Colli
Advisor: CAVALHEIRO, Emerson de Moura
Other contributor: COSTA, Daniel de Carvalho
LANGUI, Claudio Alberto
VASCONCELOS, Manuela Weyll
type of document: Monografia
Keywords: Ambiente organizacional;Administração pública;Serviços públicos;Estresse profissional
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: 251
Citation: SILVA, Caroline Aparecida Pereira da; CAMPANARIO, Mayara Santos; DIAS, Mariana Colli. Conflitos organizacionais: como o conflito organizacional interfere no desempenho dos profissionais de uma repartição pública, 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Taubaté, Taubaté, 2023.
Abstract: É verdade que o serviço público pode ser um ambiente propenso a gerar estresse nos servidores públicos. Existem várias razões para isso, incluindo alta demanda de trabalho, pressão por resultados, recursos limitados, burocracia, falta de reconhecimento e apoio inadequado. Esses fatores podem levar a conflitos internos e externos, afetando o desempenho e a entrega de serviços. Esse trabalho de graduação tem como objetivo analisar e discutir como os pontos de conflitos interferem no desempenho dos profissionais de um determinado setor público e quais seus reflexos no ambiente da organização. O principal objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre os conflitos existentes e o clima organizacional percebido pelos servidores públicos. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os conflitos organizacionais, suas causas e tipos. Após, foram realizadas pesquisas de clima organizacional em uma repartição pública específica, utilizando um questionário pela plataforma digital Google Forms, que aborda aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, comunicação, relacionamentos interpessoais, satisfação no trabalho e percepção de conflitos. Os dados coletados revelaram a existência de conflitos organizacionais significativos na repartição pública, identificando a relação entre os conflitos e o clima organizacional, demonstrando que um clima positivo está associado a menores níveis de conflitos e maior satisfação no trabalho. Com base nas conclusões da pesquisa, foram propostas recomendações para a gestão de conflitos e aprimoramento do clima organizacional. O estudo contribui para a compreensão dos conflitos organizacionais e destaca a importância das pesquisas de clima como ferramenta de diagnóstico e melhoria do ambiente de trabalho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14278
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.