Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13059
Title: Gestão de pessoas aplicada a saúde ocupacional: estudo de caso voltado para as empresas de materiais de construção em Praia Grande
Authors: CAROLINO, Ana Beatriz Matias
PEREIRA, Fernanda Alves
ALBUQUERQUE, Jorge Miguel Vieira de
SANTOS, Jullya Felix
Advisor: MORAES, Leonardo Sitibaldi de
LEANDRO, Thamiris Costa
type of document: Monografia
Keywords: Ergonomia;Saúde ocupacional;Produtividade
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 153
Citation: CAROLINO, Ana Beatriz Matias; PEREIRA, Fernanda Alves; ALBUQUERQUE, Jorge Miguel Vieira de; SANTOS, Jullya Felix. Gestão de pessoas aplicada a saúde ocupacional: estudo de caso voltado para as empresas de materiais de construção em Praia Grande. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2022.
Abstract: Diante da pandemia de coronavírus o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar um estudo da gestão de pessoas aplicada a saúde ocupacional, estudando o caso das empresas de materiais de construção em praia grande, ou seja, propõe uma análise da relação da produtividade com a saúde ocupacional, além de estudar a relação da ergonomia com a produtividade dentro das lojas de materiais de construção da cidade. Iniciando um estudo mais aprofundado a respeito da ergonomia e sua relação com a saúde ocupacional foi possível observar as aplicações no ambiente corporativo. Através de pesquisas com os colaboradores e com os representantes da empresa foi possível estabelecer uma relação entre ergonomia, saúde ocupacional, produtividade e diminuição de gastos. A partir do levantamento de dados que foi possível com as pesquisas feitas, foi promovida uma reflexão dos impactos da saúde com a produtividade e a influência nos gastos da empresa e na obtenção de lucros no ramo construtor, mostrando que a produtividade é um grande e importante fator para a geração de lucros, além de ser um possível investimento para se obter um colaborador bem empenhado, provando que o recurso humano bem empenhado e motivado é essencial para o impulsionamento da eficiência e o crescimento de uma boa reputação empresarial tanto interna, quanto externa.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Etec de Praia Grande, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sob a orientação dos Professores Leonardo Sitibaldi Moraes e Thamiris Costa Leandro.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13059
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PCMSO ADMAX 3ADEM2022.pdf812.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.