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Título: Jogos digitais como forma de cultura: uma breve análise
Título(s) alternativo(s): Digital games as a form of culture: a brief analysis
Autor(es): LUCENTE, Lucas Martins
Orientador(es): ABREU, Gustavo Carvalho Gomes de
Outro(s) contribuidor(es): GOMES, José William Pinto
OLIVEIRA, Raul Paiva de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Data do documento: 3-Dez-2013
Editor: 004
Referência Bibliográfica: LUCENTE, Lucas Martins. Jogos digitais como forma de cultura: uma breve análise, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013
Resumo: Durante o anúncio do Vale-Cultura, em 2013, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, ao ser questionada sobre os jogos digitais como forma de expressão cultural anunciou que os benefícios não se estenderiam a esses por considerar que games não são cultura. Mediante tal declaração, várias cartas abertas, de diferentes instituições do setor, como faculdades e desenvolvedores, foram escritas e enviadas para a ministra. Diante da importância de tal questão para o desenvolvimento da área, o objetivo desse estudo foi identificar os principais argumentos utilizados para justificar que jogos digitais são uma forma de cultura, sendo utilizado como base as cartas abertas elaboradas. Após realizar a análise de tais cartas e de certas leis brasileiras, é possível chegar a conclusão de que os videogames e os jogos digitais possam ser considerado um meio cultural ou artístico, mas que ainda existem barreiras a ser quebradas desconstruindo os estereótipos ainda vigentes, e possibilitando que os jogos digitais não sejam considerados apenas uma forma de entretenimento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1255
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