Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1255
Title: | Jogos digitais como forma de cultura: uma breve análise |
Other Titles: | Digital games as a form of culture: a brief analysis |
Authors: | LUCENTE, Lucas Martins |
Advisor: | ABREU, Gustavo Carvalho Gomes de |
Other contributor: | GOMES, José William Pinto OLIVEIRA, Raul Paiva de |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Jogos eletrônicos |
Issue Date: | 3-Dec-2013 |
Publisher: | 004 |
Citation: | LUCENTE, Lucas Martins. Jogos digitais como forma de cultura: uma breve análise, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013 |
Abstract: | Durante o anúncio do Vale-Cultura, em 2013, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, ao ser questionada sobre os jogos digitais como forma de expressão cultural anunciou que os benefícios não se estenderiam a esses por considerar que games não são cultura. Mediante tal declaração, várias cartas abertas, de diferentes instituições do setor, como faculdades e desenvolvedores, foram escritas e enviadas para a ministra. Diante da importância de tal questão para o desenvolvimento da área, o objetivo desse estudo foi identificar os principais argumentos utilizados para justificar que jogos digitais são uma forma de cultura, sendo utilizado como base as cartas abertas elaboradas. Após realizar a análise de tais cartas e de certas leis brasileiras, é possível chegar a conclusão de que os videogames e os jogos digitais possam ser considerado um meio cultural ou artístico, mas que ainda existem barreiras a ser quebradas desconstruindo os estereótipos ainda vigentes, e possibilitando que os jogos digitais não sejam considerados apenas uma forma de entretenimento. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1255 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20132S_LUCENTELucasMartim_TCCPD1245.pdf | 808.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.