Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1255
Title: Jogos digitais como forma de cultura: uma breve análise
Other Titles: Digital games as a form of culture: a brief analysis
Authors: LUCENTE, Lucas Martins
Advisor: ABREU, Gustavo Carvalho Gomes de
Other contributor: GOMES, José William Pinto
OLIVEIRA, Raul Paiva de
type of document: Monografia
Keywords: Jogos eletrônicos
Issue Date: 3-Dec-2013
Publisher: 004
Citation: LUCENTE, Lucas Martins. Jogos digitais como forma de cultura: uma breve análise, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013
Abstract: Durante o anúncio do Vale-Cultura, em 2013, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, ao ser questionada sobre os jogos digitais como forma de expressão cultural anunciou que os benefícios não se estenderiam a esses por considerar que games não são cultura. Mediante tal declaração, várias cartas abertas, de diferentes instituições do setor, como faculdades e desenvolvedores, foram escritas e enviadas para a ministra. Diante da importância de tal questão para o desenvolvimento da área, o objetivo desse estudo foi identificar os principais argumentos utilizados para justificar que jogos digitais são uma forma de cultura, sendo utilizado como base as cartas abertas elaboradas. Após realizar a análise de tais cartas e de certas leis brasileiras, é possível chegar a conclusão de que os videogames e os jogos digitais possam ser considerado um meio cultural ou artístico, mas que ainda existem barreiras a ser quebradas desconstruindo os estereótipos ainda vigentes, e possibilitando que os jogos digitais não sejam considerados apenas uma forma de entretenimento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1255
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20132S_LUCENTELucasMartim_TCCPD1245.pdf808.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.