Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1153
Título: | Interação entre realidade aumentada e hipermídia: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | Interaction between augmented reality and hypermedia: a case study |
Autor(es): | BEZERRA, Wellington Gomes |
Orientador(es): | ABREU, Gustavo Carvalho Gomes de |
Outro(s) contribuidor(es): | VICENTINI, Eduardo Antonio OLIVEIRA, Raul Paiva de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Realidade aumentada;Hipermidia;Jogos eletrônicos |
Data do documento: | 25-Jun-2014 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | BEZERRA, Wellington Gomes. Interação entre realidade aumentada e hipermídia: um estudo de caso, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014 |
Resumo: | Considerando a vasta gama de atuação da técnica de Realidade Aumentada e a possibilidade de comunicação com os conceitos de hipermídia, essa pesquisa investigou meios para aumentar a interatividade do usuário através da relação entre essas duas áreas. Para alcançar tal objetivo, foi desenvolvido o aplicativo Humani utilizando a engine de games Unity3D, complementada pela extensão Vuforia, responsável por fornecer a Realidade Aumentada. O aplicativo apresenta um modelo de coração 3D que almeja possibilitar a aprendizagem de conteúdos tradicionais de um modo inovador. A partir do processo de desenvolvimento do aplicativo, foi explorada a relação Realidade Aumentada e Hipermídia, buscando compreender suas potencialidades e limites. A aplicação se mostrou positiva ao aumentar a interatividade proposta, através da navegação e hiperlinks oferecidos pelo sistema. Avalia-se assim, a viabilidade da aplicação dos conceitos de hipermídia na área de Realidade Aumentada e propõe-se em versões futuras e ou outras pesquisas, a relevância da comunicação entre usuários, através de discussões e cooperações na solução das próprias dúvidas geradas e também um estudo com maior amplitude no âmbito de interfaces, a fim de facilitar a navegação do usuário, enquanto vivencia a Realidade Aumentada em tempo real. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1153 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20141S_BEZERRAWellingtonGomes_TCCPD1272.pdf | 9.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.