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dc.contributor.advisorABREU, Gustavo Carvalho Gomes dept.br
dc.contributor.authorBEZERRA, Wellington Gomes
dc.contributor.otherVICENTINI, Eduardo Antoniopt.br
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Raul Paiva dept.br
dc.date.accessioned2017-08-22T00:12:50Z
dc.date.available2017-08-22T00:12:50Z
dc.date.issued2014-06-25
dc.identifier.citationBEZERRA, Wellington Gomes. Interação entre realidade aumentada e hipermídia: um estudo de caso, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1153
dc.description.abstractConsiderando a vasta gama de atuação da técnica de Realidade Aumentada e a possibilidade de comunicação com os conceitos de hipermídia, essa pesquisa investigou meios para aumentar a interatividade do usuário através da relação entre essas duas áreas. Para alcançar tal objetivo, foi desenvolvido o aplicativo Humani utilizando a engine de games Unity3D, complementada pela extensão Vuforia, responsável por fornecer a Realidade Aumentada. O aplicativo apresenta um modelo de coração 3D que almeja possibilitar a aprendizagem de conteúdos tradicionais de um modo inovador. A partir do processo de desenvolvimento do aplicativo, foi explorada a relação Realidade Aumentada e Hipermídia, buscando compreender suas potencialidades e limites. A aplicação se mostrou positiva ao aumentar a interatividade proposta, através da navegação e hiperlinks oferecidos pelo sistema. Avalia-se assim, a viabilidade da aplicação dos conceitos de hipermídia na área de Realidade Aumentada e propõe-se em versões futuras e ou outras pesquisas, a relevância da comunicação entre usuários, através de discussões e cooperações na solução das próprias dúvidas geradas e também um estudo com maior amplitude no âmbito de interfaces, a fim de facilitar a navegação do usuário, enquanto vivencia a Realidade Aumentada em tempo real.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectHipermidiapt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleInteração entre realidade aumentada e hipermídia: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeInteraction between augmented reality and hypermedia: a case studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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