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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1153
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ABREU, Gustavo Carvalho Gomes de | pt.br |
dc.contributor.author | BEZERRA, Wellington Gomes | |
dc.contributor.other | VICENTINI, Eduardo Antonio | pt.br |
dc.contributor.other | OLIVEIRA, Raul Paiva de | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-08-22T00:12:50Z | |
dc.date.available | 2017-08-22T00:12:50Z | |
dc.date.issued | 2014-06-25 | |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Wellington Gomes. Interação entre realidade aumentada e hipermídia: um estudo de caso, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1153 | |
dc.description.abstract | Considerando a vasta gama de atuação da técnica de Realidade Aumentada e a possibilidade de comunicação com os conceitos de hipermídia, essa pesquisa investigou meios para aumentar a interatividade do usuário através da relação entre essas duas áreas. Para alcançar tal objetivo, foi desenvolvido o aplicativo Humani utilizando a engine de games Unity3D, complementada pela extensão Vuforia, responsável por fornecer a Realidade Aumentada. O aplicativo apresenta um modelo de coração 3D que almeja possibilitar a aprendizagem de conteúdos tradicionais de um modo inovador. A partir do processo de desenvolvimento do aplicativo, foi explorada a relação Realidade Aumentada e Hipermídia, buscando compreender suas potencialidades e limites. A aplicação se mostrou positiva ao aumentar a interatividade proposta, através da navegação e hiperlinks oferecidos pelo sistema. Avalia-se assim, a viabilidade da aplicação dos conceitos de hipermídia na área de Realidade Aumentada e propõe-se em versões futuras e ou outras pesquisas, a relevância da comunicação entre usuários, através de discussões e cooperações na solução das próprias dúvidas geradas e também um estudo com maior amplitude no âmbito de interfaces, a fim de facilitar a navegação do usuário, enquanto vivencia a Realidade Aumentada em tempo real. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Hipermidia | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Interação entre realidade aumentada e hipermídia: um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Interaction between augmented reality and hypermedia: a case study | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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