Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1146
Title: Explorando o uso da técnica 3D Wiggle em jogos digitais 2D
Other Titles: Exploring the use of the 3D Wiggle technique in 2D digital games
Authors: DIAS, Felipe
Advisor: ABREU, Gustavo Carvalho Gomes de
Other contributor: SILVA, Aline Bossi Pereira da
SCAFI, José Mário Frasson
type of document: Monografia
Keywords: Jogos eletrônicos;Estereoscopia
Issue Date: 26-Jun-2014
Publisher: 004
Citation: DIAS, Felipe. Explorando o uso da técnica 3D Wiggle em jogos digitais 2D, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Abstract: Este trabalho de pesquisa apresenta uma abordagem ao uso da técnica 3D Wiggle em jogos digitais 2D como uma alternativa para desenvolvedores que desejam utilizar a visão estereoscópica. Para isso, é apresentado no Capítulo 2 a base da estereoscopia e as informações de percepção da profundidade obtidas com a visão monocular, além do funcionamento das soluções estereoscópicas que são mais utilizadas em jogos digitais atualmente. O Capítulo 3 apresenta o protótipo de jogo desenvolvido para implementação da técnica 3D Wiggle e servir de base para avaliação de seu potencial e suas possíveis formas de utilização para minimizar o incômodo gerado à visão do observador. Os resultados adquiridos demonstram que a técnica não supera as demais soluções estereoscópicas usadas em jogos devido ao desconforto causado mais rapidamente à visão e suas limitações em relação à sensação de "sair da tela", mas pode ser utilizada em certos momentos como estímulo visual para manter a atenção do jogador em certos objetos ou aumentar sua imersão agregando valor ao jogo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1146
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20141S_DIASFelipe_TCCPD1261.pdf
  Restricted Access
917.56 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.