Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/978
Título: Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão
Título(s) alternativo(s): Sparx digital game analysis as an aid in the treatment of depression
Autor(es): RIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani
Orientador(es): VENTURA, Acácia de Fátima
Outro(s) contribuidor(es): RONDELLI, José Luiz
BRANCO, Luciene Maria Garbuio Castello
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Jogos eletrônicos;Informática - medicina
Data do documento: 23-Jun-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: RIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani. Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: O tema abordado na presente monografia é que como os jogos digitais podem auxiliar no tratamento da depressão. O problema detectado é que o transtorno depressivo está crescendo de forma rápida e que esta doença está sendo reconhecida como uma das ameaças à saúde publica no século XXI, sendo mais de 350 milhões de pessoas atingidas por essa doença. Para o início das pesquisas objetivamos descobrir se os jogos digitais podem auxiliar ou obstruir aos pacientes com depressão, e também conhecer que jogos poderiam favorecer o convívio social dos pacientes depressivos. Para chegar aos resultados propostos fora usada a metodologia hipotético-dedutivo sendo um método lógico, que leva um grau de certeza similar ao das hipóteses iniciais, assim, o conhecimento absolutamente certo e demonstrável é dependente do grau de certeza da hipótese. Sendo estudada a depressão, suas variações, sintomas entre outros aspectos como pejorativa para o embasamento e desenvolvimento dos capítulos subsequentes que descrevem o brincar e o jogo. No quarto e último capítulo relata sobre um dos tratamentos da depressão, o tratamento cognitivo comportamental que é utilizado com frequência para determinados pacientes depressivos e deveras usado como base do jogo SPARX, que fora alvo de uma pesquisa de campo pela universidade de Auckland localizada na Nova Zelândia. Podendo chegar a conclusão desta pesquisa em que o jogo digital SPARX é correlato ao tratamento convencional da doença da depressão.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/978
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20151S_RIBEIROGuillianoSalvatierryDeleprani_CD2160.pdf
  Restricted Access
963.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.