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dc.contributor.advisorVENTURA, Acácia de Fátimapt.br
dc.contributor.authorRIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani
dc.contributor.otherRONDELLI, José Luizpt.br
dc.contributor.otherBRANCO, Luciene Maria Garbuio Castellopt.br
dc.date.accessioned2017-08-08T20:48:20Z
dc.date.available2017-08-08T20:48:20Z
dc.date.issued2015-06-23
dc.identifier.citationRIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani. Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/978
dc.description.abstractO tema abordado na presente monografia é que como os jogos digitais podem auxiliar no tratamento da depressão. O problema detectado é que o transtorno depressivo está crescendo de forma rápida e que esta doença está sendo reconhecida como uma das ameaças à saúde publica no século XXI, sendo mais de 350 milhões de pessoas atingidas por essa doença. Para o início das pesquisas objetivamos descobrir se os jogos digitais podem auxiliar ou obstruir aos pacientes com depressão, e também conhecer que jogos poderiam favorecer o convívio social dos pacientes depressivos. Para chegar aos resultados propostos fora usada a metodologia hipotético-dedutivo sendo um método lógico, que leva um grau de certeza similar ao das hipóteses iniciais, assim, o conhecimento absolutamente certo e demonstrável é dependente do grau de certeza da hipótese. Sendo estudada a depressão, suas variações, sintomas entre outros aspectos como pejorativa para o embasamento e desenvolvimento dos capítulos subsequentes que descrevem o brincar e o jogo. No quarto e último capítulo relata sobre um dos tratamentos da depressão, o tratamento cognitivo comportamental que é utilizado com frequência para determinados pacientes depressivos e deveras usado como base do jogo SPARX, que fora alvo de uma pesquisa de campo pela universidade de Auckland localizada na Nova Zelândia. Podendo chegar a conclusão desta pesquisa em que o jogo digital SPARX é correlato ao tratamento convencional da doença da depressão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectInformática - medicinapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleAnálise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressãopt_BR
dc.title.alternativeSparx digital game analysis as an aid in the treatment of depressionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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