Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9606
Título: Marketing de relacionamento: estratégia para fidelização do cliente
Título(s) alternativo(s): Relationship marketing: strategy for customer loyalty
Autor(es): CARVALHO, Paula Karine de
Orientador(es): PEREIRA, Maria de Lourdes Gomes
Outro(s) contribuidor(es): TAVARES, Francisco Claudio
VIEIRA, Telma Maria
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing de relacionamento;Empresas
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: 155
Referência Bibliográfica: CARVALHO, Paula Karine de. Marketing de relacionamento: estratégia para fidelização do cliente. Orientador: Maria de Lourdes Gomes Pereira. 2021. 15 f. Trabalho de graduação (Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba, 2021.
Resumo: A globalização e a facilitação que a tecnologia traz nos tempos atuais, permitiu que o mercado se tornasse mais competitivo que o seu habitual e com esse cenário as empresas foram obrigadas adotar novas estratégias para se destacar das concorrentes e conquistar os clientes. Este trabalho tem como objetivo compreender como o Marketing de Relacionamentos pode auxiliar e facilitar a relação que as organizações estabelecem com os seus clientes, de forma que este cliente seja fidelizado. A pesquisa possui caráter qualitativo e tem como base referenciais teóricos que buscam estabelecer uma relação das ideias apresentados pelos autores escolhidos para trazer fundamentação teórica. Neste artigo é abordado em três etapas a definição de marketing de relacionamento, as ferramentas que a constitui e como elas podem ser usadas para fidelização de clientes. Esse trabalho indicou a necessidade de estabelecer uma boa relação entre consumidor e empresa, pautada em lealdade utilizando as ferramentas que o marketing de relacionamentos como facilitadores, proporcionando assim a estabilização da carteira e a lucratividade.
Globalization and the facilitation brought by technology in modern times have made the market more competitive than usual, forcing companies to adopt new strategies to stand out from their competitors and win customers. This study aims to understand how Relationship Marketing can support and facilitate the relationships organizations establish with their customers, fostering customer loyalty. The research is qualitative and based on theoretical frameworks that seek to establish a connection between the ideas presented by the authors chosen to provide a theoretical foundation. This article addresses, in three stages, the definition of relationship marketing, its constituent tools, and how they can be used to build customer loyalty. This study highlighted the need to establish a strong relationship between consumer and company, based on loyalty, using the tools that relationship marketing facilitates, thus providing portfolio stabilization and profitability.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9606
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaocomercial_2021_2_paulakarinedecarvalho_marketingderelacionamento_estrategiaparafidelizacaodocliente.pdf.pdf
  Restricted Access
431.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.