Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9565
Title: Trançando arte Brasil: beleza negra como ato de resistência, resgate e valorização da anscestralidade africana
Authors: VICTORINO, Vanderlei Natalino
Advisor: BALLERINI, Adriana Perroni
type of document: Outro
Keywords: Cultura afro;Racismo;Artes
Issue Date: 21-Jun-2022
Publisher: 114
Citation: VICTORINO, Vanderlei Natalino. Trançando arte Brasil beleza negra como ato de resistência, resgate e valorização da anscestralidade africana. 2022.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Eventos)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2022.
Abstract: O evento Trançando Arte Brasil tem como objetivo fornecer elementos que possam promover a percepção e reflexão na formação de novas identidades, assim como a ressignificação e valoração do “Ser Negro”, articulando questões entre os temas propostos nas apresentações artísticas do mesmo. Desta forma, o evento justifica-se pela compreensão da identidade negra como uma construção social, histórica, cultural e plural, feita através do olhar e perspectiva de um grupo étnico/racial ou de sujeitos que pertencem a um mesmo grupo, a partir da interação com outros segmentos. O movimento busca caminhos sólidos para assegurar a necessidade e a importância de tornar as Tranças Afro um Patrimônio Cultural Imaterial fortalecendo, portanto, a autoestima de mulheres e homens, crianças, jovens e adultos que usam os cabelos trançados no seu dia a dia. Esse trabalho científico tem como base a pesquisa qualitativa, bibliográfica e a análise documental, por meio de arquivos do autor e relato histórico do evento apresentando. Como resultado apresenta a relevância do evento Trançando Arte Brasil como um movimento que promove a cultura negra, africana e afro-brasileira, capacitando os profissionais da trança, proporcionando o encontro de diversos mundos, bem como a valorização da comunicação, da expressão artística e dos traços culturais como a linguagem e os costumes regionais, impulsionando, assim, a economia criativa e o afroempreendedorismo.
The event Braiding Art Brazil aims to provide elements that can promote perception and reflection in the formation of new identities, as well as the re-signification and valuation of "Being Black", articulating issues between the themes proposed in the artistic presentations of the event.In this way, the event is justified by the understanding of black identityas a social construction historical, culture, and plural construction, made through the look and perspective of an ethnic/ racial group or of subjects that belong to the same group, from the interaction with other segments.The movement seeks solid paths to ensure the need and importance of making the Afro braids an Intangible Cultural Heritage, thus strengthening the self-esteem of women and men, children, young people, and adults who use braided hair for day-today.This scientific work is based on qualitative, bibliographic research and document analysis, by means of the author's files and the historical report of the event presented.As a result, it presents the relevance of the event Braiding Art Brazil as a movement that promotes the black, African, and Afro-Brazilian culture, qualifying the professionals of braiding, providing the meeting of several worlds, as well as the valorization of communication, artistic expression, and cultural traits such as language and regional customs, thus boosting the creative economy and Afroentrepreneurship
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9565
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.